Coleta Seletiva reduzirá envio de resíduos sólidos do Eusébio para o Lixão

segunda-feira | 04/05/2015

Durante o encontro de mobilização e capacitação sobre a Coleta Seletiva do Eusébio, a coordenadora do projeto de coleta seletiva da Fundação Alphaville, Luciana Lopes, deu uma palestra sobre a história da produção de lixo no planeta, destacando como ápice, a revolução industrial que passou a gerar mais lixo. “A população saiu de uma condição rural para a cidade onde o lixo passou a ser produzido em larga escala”, frisou. Falou ainda sobre a teoria da ‘obsolescência planejada’, onde os produtos são feitos para não durar.

Luciana afirmou que o lixo produzido no Eusébio tem como destino o Aterro Sanitário de Aquiraz, que está com sua capacidade limitada e a saída para isso, será a redução da produção de resíduos sólidos. “O sistema no Eusébio será simples, cada família receberá dois sacos de ráfia, um para lixo seco e outro para molhado. Serão coletados produtos de plástico, metal, vidro, papel e papelão, caixa de leite, jornal, revista e óleo de cozinha usado (armazenado em recipiente com tampa)”, afirmou.

Luciana Lopes observou que materiais como fralda descartável, papel higiênico, pontas de cigarro, restos de alimentos, fezes de animais, folhas, podas de árvores, entulhos, cerâmicas quebradas e espelhos continuarão a ser coletados pela coleta de lixo normal. Todo esse material, segundo ela, será doado para a Associação dos Catadores do Eusébio (Aceu), que tem à frente o catador Norton Luiz, e já conta com uma sede com 600m², no bairro Santa Clara, com prensa e caminhão coletor e 14 associados.

A coordenadora Regional da Fundação Alphaville, Graça Rodrigues, apresentou os coordenadores do projeto Jovem Sustentável que participarão do projeto e afirmou que se sente feliz com essa proposta de mobilização da população para um projeto de tão grande envergadura social e ecológica. “Sei que será mais um projeto de sucesso, pois as coisas no Eusébio sempre dão certo, já que a administração é comprometida com essa máxima do desenvolvimento sustentável”, concluiu.

O evento contou com a presença do Prefeito Júnior; das secretárias Ivonilde Santos (Educação) e Goretti Frota (Esporte); do presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA); Celso

Rodrigues; da coordenadora regional da Fundação Alphaville; Graça Rodrigues; do coordenador do Sistema de Coleta Seletiva de Eusébio, Anízio Frota, da Associação dos Catadores de Eusébio, além de profissionais de Saúde, Educação, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, entre outros.