Conselho Municipal de Saúde de Eusébio discute plano de enfrentamento e de vacinação contra Covid-19

segunda-feira | 01/02/2021
O Conselho Municipal de Saúde realizou a reunião por meio remoto

O Conselho Municipal de Saúde realizou a segunda reunião do ano, dessa vez de forma virtual, atendendo as diretrizes do decreto do Governo do Estado que voltou a restringir encontros presenciais e aglomerações. Ao todo, participaram 17 conselheiros e o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros. Segundo o presidente do Conselho, Paulo Monteiro, a pauta prioritária foi relativa ao enfrentamento da Covid-19 e o plano de vacinação do município.

“Nessa segunda reunião, que foi virtual, tivemos a grata surpresa de termos presentes 17 conselheiros, o que demonstrou que estão eles atentos às demandas do conselho e que estão dominando essa tecnologia da informação, que é muito importante nesse momento difícil que estamos vivendo, devido a pandemia, pois devemos evitar aglomerações. A pauta foi mais voltada para as estratégias de enfrentamento da Covid-19 e sobre plano e ação de vacinação. Abordamos também questão da prevenção, da promoção e como a secretaria se organizou para estar desenvolvendo os exames para Covid-19 de pessoas sintomáticas e assintomáticas”, frisou.

Ele destaca que a Secretaria de Saúde conseguiu, através de parcerias, dar agilidade nos exames de Covid-19, “antes os resultados chegavam com 8 a 10 dias, hoje chega com 24 horas, o que permite a equipe de saúde trate a sintomatologia do paciente com mais rapidez. Também conversamos sobre o plano de vacinação e fomos informados sobre a reduzida quantidade de vacinas que têm chegado ao nosso município, que é insuficiente, por isso que precisamos ter grupos prioritários. E mesmo dentro das prioridades estão sendo feitos subgrupos de prioridades. Após a chegada de novo lote faremos outros agendamentos para atender novos grupos prioritários”, asseverou.

O Conselho Municipal de Saúde é responsável pelo controle do dinheiro da saúde; pelo monitoramento a execução das ações na área da saúde e pela formulação das metas para a área da saúde. Deve reunir-se ao menos uma vez por mês e acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.