CRAS do Eusébio funcionam em regime especial, das 8 às 12 horas, devido a pandemia do coronavírus

quinta-feira | 30/04/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDE), informa a toda população de Eusébio, que os Centros de Atenção Psicossocial (CRAS) e demais equipamentos de Assistência Social do município estão funcionando apenas no horário de 8 as 12 horas, de segunda a sexta feira, com equipe reduzida, seguindo o decreto municipal que determinou o isolamento social. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz Cariello, os cidadãos que precisarem de algum atendimento presencial devem procurar os equipamentos apenas no horário da manhã.

Ela destaca que esse atendimento presencial está limitado devido a pandemia do Coronavírus, e as pessoas devem manter prioritariamente o contato por telefone, WhatsApp ou pelo e-mail, que serão atendidas. Os atendimentos na sede da Secretaria podem ser feitos pelos telefones 3260-2340/ 3260-1329 (de 8 as 12 horas); pelo celular 98161-6748 (13 às 16 horas) e pelo email: setaseusebio@yahoo.com.br. O CREAS pelos telefone 3260-4595 (8 às 12 horas) ou pelo email: creaseusebio@gmail.com.

A Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV) pelos telefones: 98116-5186 (8 às 12 horas) e 98116-5186 (13 às 16 horas). O CRAS Sede pelo 3260-5597 (8 às 12 horas) e 98103-5108 (13 às 16 horas) ou pelo email: ras_sede@yahoo.com.br; CRAS Mangabeira 3260-2641 (8 às 12 horas) e 98208-7509 (13 às 16 horas) ou pelo email: cras.mangabeira@hotmail.com; CRAS Jabuti 98191-5446 (8 às 12 horas) e pelo 98878-9959 (13 às 16 horas) ou raseusebio.jabuti@yahoo.com.br e o Conselho Tutelar pelo telefone 3260-5111 (8 às 12 horas) e o 98587-6616 (13 às 16 horas) ou pelo email: ctdcaeusebio@gmail.com.

Os CRAS estão realizando a entrega, em dias de segunda-feira, de leite para famílias inseridas no Cadastro Único. Cada CRAS, no entanto, tem um limite de 366 litros para distribuição. “Cada CRAS está beneficiando, em média, 92 famílias, que recebem quatro litros cada. É só comparecer ao CRAS com documento de identificação nos dias de segunda-feira. O critério é estar inserido no cadastro único. Fazemos também a entrega de leite para o Hospital Municipal e a Casa de Acolhimento Lar Davis”, revela.

Os CRAS também continuam concedendo o kit maternidade para as gestantes inseridas no cadastro único e que são atendidas em nossos equipamentos, continuamos dando esse suporte as gestantes, com itens necessários para bebê.

Michele pontua, que neste mês de abril, a SDS adquiriu cestas básicas para os alunos da rede municipal, mas a partir de maio esse benefício será feito pela Secretaria de Educação, com recursos da merenda escolar. “Estamos fazendo o acompanhamento das famílias, também com relação ao auxílio emergencial tirando dúvidas e realizandovisitas prioritárias, quando recebemos alguma demanda emergencial das famílias, mas tomando todos os cuidados necessários”, disse.

Ressalta que o CREAS está funcionando também quando recebe alguma denúncia de violência e de pessoas em risco social, no horário de 8 as 12 horas. E o Conselho Tutelar, também está funcionando normalmente, recebendo o suporte, fazendo abrigamento e acolhimento das crianças nas instituições. Quanto aos benefícios municipaisfrisa que estão sendo concedidos normalmente,tanto o Renda Mínima como o Aluguel Social, e continuam sendo entregues as certas básicas para 600 famílias que fazem parte do Programa de Suplemento Alimentar.

Quanto ao Renda Mínima, ela destaca que a Prefeitura mandou para a Câmara dos Vereadores uma lei para que não haja dedução no renda mínima do valor que a pessoa irá receber de auxílioemergencial. Isto é, ela poderá receber tanto o renda mínima, acumulando com o valor do auxílioemergencial.

Esclarece ainda que a Secretaria continuaatendendo as gestantes pelo Programa Criança Feliz. “As visitadoras não estão indo às casas, masestão acompanhando as famílias por telefone ou via WhatsApp, encaminhando relatórios para a secretaria e esta os encaminha para o Ministério da Cidadania”.

Observa que em todos os atendimentos feitos presencialmente, a Secretaria vem procurando fazer todo possível para resguardar a equipe. “O que puder fazer de forma virtual estamos procurando fazer para que ninguém corra o risco de ser contaminado.

Outros benefícios

Ela destaca que nesta semana o Governo do Estadocomeçou a pagar o valor alimentação de R$ 80,00, por aluno, nas escolas da rede estadual no município. Quanto ao auxilio emergencial do Governo Federal, destaca que no município existem 9.730 pessoas no cadastro único, mas nem todas terão acesso ao benefício, devido alguns critérios que são avaliados pela Dataprev e pelo Ministério, e com relação a isso a Secretaria não tem ingerência. “O município vem cumprindo seu papel para auxiliar as famílias mais vulneráveis. Estamos aguardando também orientações sobre a entrega do Vale Gás. Já sabemos quer 151 famílias eusebienses que tem o cartão Mais Infância, serão beneficiadas, mas estamos aguardando um informe oficial do Estado para saber os critérios de entrega desse benefício,” conclui.