Escola Francisca Linhares de Sousa é entregue por Camilo e Acilon para a comunidade do Jabuti

sexta-feira | 31/03/2017

Após oito anos de espera, a comunidade do Jabuti, no Eusébio, recebeu nesta quinta-feira (30), sua escola de ensino médio, que recebeu o nome da professora Francisca Linhares de Sousa. Os mais de 700 alunos, oriundos de escolas do bairro e do vizinho Santo Antônio, mostravam o contentamento com o novo equipamento entregue pelo Governador Camilo Santana e pelo prefeito Acilon Gonçalves. São seis salas de aula, com capacidade para atender até 810 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite), laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, sala para o Grêmio Estudantil, biblioteca e sala de vídeo. A escola conta, ainda, com anfiteatro e quadra poliesportiva.

O governador Camilo Santana iniciou seu pronunciamento saudando o prefeito Acilon, “podem estar certos, um dos melhores prefeitos do País. Através dele quero saudar todos que fazem a administração pública aqui do Eusébio”. O governador destacou a prioridade que seu governo vem dando a educação, destacando o projeto de Escolas em tempo integral no ensino médio. “Nada me deixa mais feliz que entregar uma escola. Não tem outro caminho que não seja a educação pra um futuro melhor. Estamos hoje construindo mais de 100 escolas no Estado e essa aqui não deixa a dever a nenhuma escola particular do país”.

"Quero parabenizar ao Acilon e ao seu antecessor Júnior, pelos resultados que o Eusébio conquistou na Educação. De uns 10 anos para cá o Eusébio dobrou o indicador do ensino Fundamental. Vocês lembram que em 2007, nos criamos uma pactuação no Ceará, foi chamado pacto pela alfabetização na idade certa, completamos este ano dez anos. E agente tem que ter muito orgulho, independente de partido, de ideologia. O resultado veio no Ideb do ano passado. Das 100 melhores escolas do País, 77 são do Ceará, sendo as 24 primeiras cearenses, todas públicas”, comemorou o governador.

Camilo disse que pelos resultados positivos do Eusébio, ele chega a ter “inveja”, pois imaginar que o município tem 100% das suas escolas em tempo integral, merece grande reconhecimento. Porque a gente muitas vezes fala em segurança, fala em violência. Estamos procurando com muito esforço, mesmo com toda a crise que o país vive, investir forte nessa área. Ele prometeu mais policiais, mais viaturas e implantar uma equipe do Raio, no Eusébio.

O prefeito Acilon Gonçalves observou que a Escola Francisca Linhares de Sousa recebeu alunos do 9º ano das Escolas Raul Tavares II e Escola Mário Sales (Jabuti) e da Evandro Ayres de Moura (Santo Antônio), que participavam do Tempo Integral e estão bem afiados para o ensino médio. Frisou que 35% dos alunos vem diariamente do bairro Santo Antônio, através de ônibus escolares da Prefeitura. “Quero falar do meu contentamento de estar hoje entregando essa escola de grande qualidade para a comunidade ao lado do Governador que investe na Educação. Estamos preparando cidadãos para conseguir enfrentar as maldades que tem no mundo e abraçar as bondades que são maiores”.

“Temos aqui no Eusébio uma maneira de educar os alunos ensinando e dando noções de cidadania através de nossos projetos como o Tempo Integral. E o governador me disse que quer implantar esse projeto em todas escolas do ensino médio do Estado. Então eu pedi a ele que começasse por aqui, na Escola Francisca Linhares de Sousa. Quero dizer a direção dessa escola que pode contar comigo no que precisar para que isso se concretize”, pontuou.

Acilon solicitou ainda ao Governador, que construa uma escola de ensino médio no Santo Antônio. “Lá temos uma escola que tem mais de 50 anos, que é a Moacir Aguiar. Temos terrenos e me comprometo a buscar um de qualidade para que ainda na sua gestão ou na próxima estejamos inaugurando o equipamento naquela localidade,” concluiu o gestor municipal.

O deputado Bruno Gonçalves destacou que fez um pronunciamento na Assembleia, considerado duro, solicitando ao Estado atenção com a segurança no Eusébio. “Fiz porque confio na sua liderança e na sua administração, governador Camilo. Mas quero dizer que seu governo já liberou para o Eusébio nesses dois anos R$ 1 milhão 800 para asfalto; R$ 500 mil para calçamento, R$ 500 mil de remédios, colocou agora R$ 120 mil para ambulâncias e essa escola o senhor inaugurou porque o senhor fez um aditivo, com o ex-prefeito Júnior, de R$ 550 mil reais para que ela pudesse ser concluída. Então essas coisas que o senhor tem feito pelo Eusébio somos muito gratos”, destacou o parlamentar.

Se pronunciaram, ainda, na solenidade, a aluna Imily Campos Braga, em nome de todos os alunos; professora Emercilia Sandra de Sousa, filha de Francisca Linhares de Sousa, que agradeceu em nome da família; o professor Erly Viana, diretor da Escola, que destacou que antes da nova escola os alunos ficavam divididos em salas nas Escolas Raul Tavares II (Jabuti) e Moacir Aguiar (Santo Antônio) e agora passou a ter um só endereço e uma sede maravilhosa.

A EEM ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, sediada em Maracanaú. A rede estadual na região passa a contar com 76 escolas, sendo 42 escolas regulares, 11 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), 08 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 14 escolas indígenas e 01 escola destinada aos privados de liberdade. Participaram também da solenidade a secretária-executiva da Educação, Rita Colares, e os deputados estaduais Bruno Gonçalves, Evandro Leitão, Jeová Mota e Tin Gomes.