Estoques de oxigênio na rede municipal de saúde de Eusébio estão regulares

terça-feira | 09/03/2021
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conta com uma Usina de Beneficiamento de Oxigênio (Foto: PME/Eusébio)

A Prefeitura de Eusébio vem tomando todas as medidas necessárias para o enfrentamento da segunda onda da pandemia, que é mais agressiva e letal que a primeira. Além de todas as medidas preventivas determinadas pelo decreto 887/2021, que cria normas para as atividades econômicas e sociais, a gestão vem realizando um trabalho diuturno para manter sempre os estoques de materiais e insumos em dia nas unidades de saúde. Um dos produtos de grande importância no tratamento de pacientes com COVID-19 é o oxigênio. Segundo o secretário de Saúde do Município, Josete Malheiros, os estoques de oxigênio disponibilizados na Rede SUS sob gestão municipal de Eusébio estão regulares do ponto de vista de contratação, aquisição, controle estoque e uso.

Segundo o secretário, o Hospital e Maternidade Dr. Amadeu Sá utiliza uma Usina de Beneficiamento de Oxigênio de uso hospitalar, e de modo complementar também usa cilindros com oxigênio envazado. Neste caso, o fornecedor contratado é a SAG Oxigênio Ltda, com contrato recente assinado e vigente até o final deste ano. Já com relação a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ele observa que aquela unidade conta com a segunda Usina de Beneficiamento de Oxigênio do município, cujo contrato é mantido com a empresa Pharmagás Com. Serviços Importação e Exportação Ltda.

Destaca ainda, que o Serviço de Terapia Renal Substitutiva (TRS) no Eusébio é executado pela Clínica de Hemodiálise de natureza privada, contratualizada ao SUS, sendo responsabilidade da própria clínica assegurar oxigênio medicinal em uso naquele serviço. “Pelos registros apontados nos relatórios de auditoria desta Secretaria Municipal de Saúde, a situação de estoque naquela unidade também está normal”, esclarece.

O secretário pontua que a aquisição de oxigênio envasado em cilindros pela Prefeitura de Eusébio se dá de modo suplementar e complementar à necessidade surgida, notadamente para utilização no transporte ou transferência de pacientes, na estabilização quadro agudos de pacientes, e nas ambulâncias.

Estoques garantidos

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que mesmo com a grande procura de pacientes com sintomas de COVID-19 à UPA, até de outros municípios, não tem faltado materiais e insumos necessários para a realização dos atendimentos. Ele alerta aos eusebienses que neste momento de crise sanitária procurem permanecer em casa, mas se for necessário sair, que sigam todas as recomendações de higiene, principalmente a utilização da máscara. “No primeiro sinal de gripe vá ao posto de saúde para fazer o teste para COVID-19, e se isole em casa, até sair o resultado. Caso dê positivo, mantenha o isolamento por 14 dias e você receberá os medicamentos em casa para se tratar. Esse procedimento pode impedir que você precise ser hospitalizado ou tenha maiores complicações”, recomenda.