Eusébio abre a Semana da Pátria com desfile no Santo Antônio

quinta-feira | 03/09/2015

A Prefeitura de Eusébio através da Secretaria Municipal de Educação abriu hoje (2), no bairro Santo Antônio/Pedras, as comemorações relativas à semana da Pátria. Participaram alunos das escolas da rede municipal e estadual das localidades de Pedras e Santa Clara, Casa do Idoso, Pólo de Atendimento, além de um efetivo da Guarda Municipal. O evento contou com a presença do prefeito Júnior, do ex-prefeito Acilon Gonçalves, da secretária de Educação Ivonilde Santos, da Presidente da Câmara Municipal, vereadora Cira Targino, dos vereadores Ednardo Macena e Michel Chokito e outras autoridades.

O desfile foi aberto pelos alunos do Centro de EducaçãoInfantil Maria Tavares de Sousa, que foram acompanhados pela fanfarra da Escola Mário Sales. A escola, como as demais trabalharam sobre o tema “Eusébio, uma história de sucesso”. Eles apresentaram as seguintes alas: Guarda Municipal, Saúde da Família, o projeto “Eu Brinco Aprendendo” e as profissões mais presentes no município.

Em seguida, foi à vez da fanfarra da Escola Santa Clara, e logo depois a Escola Moacir Ferreira da Silva, que trouxe o tema “Nossa Escola Tem História”, mostrando as atividades realizadas durante o tempo integral, entre eles, Karatê, Capoeira, Balé, Atletismo, Projeto Vem Ler comigo, Projeto COM VIDA e projeto Nenhum a Menos.

A Escola seguinte foi a Evandro Ayres de Moura, tendo a frente a sua fanfarra sob a regência da professora Raquel Morais que fez uma performance, a frente do palco com as autoridades. Logo após, foi à vez da fanfarra Josefa Sá, que fez uma participação especial no desfile e a Escola Estadual Francisca Linhares de Sousa, que abrilhantou a manhã.

O Polo de Atendimento à Juventude Francisco de Souza Filho apresentou seus projetos, entre eles, a aeróbica, com direito a um aulão improvisado, alunos e professores de Muay Thai, Karatê e do programa Jovem Sustentável, realizado em parceria com a Fundação Alphaville naquele bairro.

O desfile contou ainda com a presença do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas do bairro Santo Antônio e fechando o desfile cívico a Guarda Municipal, que levou um efetivo motorizado (motocicletas) e um pelotão, bastante aplaudido pelos presentes. A Banda de Música Municipal fechou com chave de ouro a programação.

Entre as autoridades, falaram a secretária de Educação, Ivonilde Santos, que saudou e parabenizou os alunos, professores e direção das escolas pelo belo espetáculo. O ex-prefeito Acilon Gonçalves, convidou a todos a fazerem uma reflexão, “daquelas que fazemos em época de Natal, sobre os diversos movimentos de liberdade que ocorreram no país, desde 7 de setembro de 1822. Devemos lutar pelos nossos direitos, lutar por melhores condições de vida e a melhor condição de vida é a liberdade. É a liberdade do nosso povo, na nossa gente que está em jogo no dia de hoje. E nós temos que buscar no sentimento da luta pelo coletivo as melhorias que esse Brasil estar a precisar, e a nossa cidade será beneficiada com isso”, asseverou

O prefeito Júnior disse que há 193 anos uma pessoa declarava a independência do Brasil, que, segundo ele, nasceu naquele momento para ser vitorioso. “No momento em que todos falam em crise, no Eusébio é diferente e por isso resolvemos falar sobre “Uma História de Sucesso”, que é o tema dessa semana da Pátria em nosso município. Um tema tão bem representado por cada grupo, seja no projeto vem ler comigo, seja no projeto que envolve esporte, seja no projeto que envolve cultura, seja no projeto que faz de fato o Eusébio melhor para todos. Quero agradecer a cada um de vocês, que fizeram um bonito o desfile. Parabéns a todos que participaram desse ato cívico”, concluiu.

No período da tarde desta quarta-feira (2), o desfile cívico aconteceu na localidade do Jabuti, Km 20, com início na Escola Raul Tavares II, até a Praça do Km 20, com previsão de início para as 15 horas.