Eusébio aniversaria e reinaugura o Núcleo de Artes, Educação e Cultura

terça-feira | 28/06/2016

A Prefeitura de Eusébio reinaugurou nesta quinta-feira, dia 23, data em que se comemora os 29 anos de emancipação do município, o Núcleo de Artes, Educação e Cultura (NAEC) Aloísio Bruno. O Centro da cidade foi invadido pela “trupe” da cultura que se reuniu em peso para reabrir a “Fábrica de Sonhos”, como foi denominado o complexo, que reúne dois prédios, um pátio central, o anfiteatro da Eusebelém, onde acontece a Paixão de Cristo e um Galpão de Eventos, onde são realizadas diversas atividades culturais, feiras e outros eventos durante o ano.

No início da solenidade, a mãe do jovem Aloísio Bruno, morto em 2004, que dá nome ao complexo, dona Ivoneide, recebeu uma homenagem da Secretaria de Cultura e Turismo. Outros dois jovens também desaparecidos: Francistênio Silva e Hugo Rabelo Giffoni, receberam homenagens póstumas ao darem seus nomes a espaços no NAEC.

O Coral do NAEC se apresentou e entoou o hino do Eusébio. O evento contou com as presenças do prefeito Júnior, do ex-prefeito Acilon Gonçalves, do Deputado Estadual Bruno Gonçalves, dos secretários Léo Abreu (Cultura e Turismo), Goretti Martins (Desenvolvimento Social), Evalzita Frota (Gabinete), Ocleilson Lima (Autarquia Municipal de Trânsito), a ex-primeira-dama Marta Gonçalves, e os vereadores Tarcísio da Cultura, França e Nonato Xilito.

O primeiro a falar foi o deputado Bruno Gonçalves, que vê o Naec e as políticas desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio, como uma verdadeira “Fábrica de Sonhos”, por transformar um sonho lá do passado, de levar a Cultura para todos os eusebienses, em realidade. “Hoje o eusebiense chega aos 29 anos e o NAEC aos 11 anos. E essa fábrica veio para o lugar certo, pois o Eusébio é uma cidade que faz os sonhos se tornarem realidade. Enquanto em muitos locais estudar é um sonho, aqui o sonho é realidade em dobro, pois temos o Tempo Integral. Enquanto é difícil até pegar condução no interior, aqui o transporte é gratuito. Até mesmo ter o parto normal é difícil em muitas cidades, aqui no Eusébio o parto é incentivado com um Hospital Maternidade de primeiro mundo”, frisou.

Em seguida, o secretário Léo Abreu, falou da felicidade de todos que compõem a secretaria e os pais dos alunos, com o retorno das aulas dos 19 cursos oferecidos no Complexo. “Havia muita ansiedade, mas agora temos dependências que darão mais conforto aos alunos e profissionais. Dessa forma poderemos dar continuidade ao nosso lema, que é democratizar a cultura e fazer esse trabalho com amor”, observou.

O ex-prefeito Acilon Gonçalves, por sua vez, disse que muitas vezes em aniversários se comemora o passado, “mas nessa noite o Eusébio está comemorando o presente. E temos mil razões para comemorar. Celebramos o hoje, mas de olho no amanhã. Planejamos a cidade para os dias que vão chegar, por isso que todos os empreendimentos que vem para cá, tem que ter, por princípio, a sustentabilidade, isto é, o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente”, revelou.

“Hoje é dia de comemorarmos também o aniversário desse equipamento – o NAEC. Lembro do jovem Aloísio Bruno, um batalhador da cultura, que na madrugada de 2004 para 2005, por ser tão bom, Deus quis levá-lo para junto de si. Mas quero dizer que ele continua muito importante para todos nós. Hoje o NAEC ganhou em qualidade. Os quase dois mil alunos terão melhores condições de aprendizado. Esse equipamento é de vocês e os muitos que trabalham aqui, com certeza continuarão prestando os serviços que vocês merecem, com amor. Pois tudo que se faz aqui é com amor!”, finalizou.

Fechando a solenidade, o prefeito Júnior falou da felicidade de poder no dia do aniversário do município, inaugurar um dos equipamentos mais importantes da cidade, que faz parte da rede de políticas públicas de formação cidadã. “O Eusébio não é só conhecido pela qualidade de seus equipamentos, mas também pela forma amiga e o trato cordial dos nossos funcionários”, disse.

O prefeito disse que tem acompanhado nas redes sociais, os comentários sobre o aniversário e as conquistas do município. “Vi quando alguém afirmou que a administração ao oferecer serviços, entre eles, o transporte gratuito, está fazendo apenas sua obrigação, pois estes são frutos dos impostos. Isso é verdade. Mas ao mesmo tempo, em resposta, outras pessoas afirmaram que moram em outros municípios, pagam impostos, mas não têm esse mesmo serviço. Então quero dizer que todos esses projetos sociais são possíveis, mas é necessário ter vontade política para realizar”, frisou o prefeito.

Ele lembrou que durante todo o mês, aconteceram atividades esportivas, realizadas pela Secretaria de Esporte e Juventude e que neste sábado a programação terá continuidade com a Marcha Para Jesus e no domingo com a II Corrida do Eusébio, que se tornou a terceira maior do Estado, com 4 mil participantes.

Em seguida, foram descerradas as placas de inauguração. O prédio onde fica a administração, biblioteca e salas de aula foi denominada de Acilon Gonçalves Pinto pai do ex-prefeito Acilon Gonçalves, e o outro prédio, somente com as salas de aulas, passou a ser denominado de Maria Estela Lima Barros. mãe da ex-primeira-dama, marta Gonçalves. Os locais foram abertos à visitação pública, Artistas caracterizados de diversos personagens deram as boas-vindas a todos, e em cada sala o público foi brindado com apresentações que iam de canto, teatro, balé, música instrumental, entre outros. O bolo em comemoração aos 11 anos do NAEC foi partido e distribuído com os presentes. No palco houve ainda shows e a Banda de Música desfilou na Avenida Eusébio de Queiroz, brindando os presentes com várias apresentações.