Eusébio apresenta resultados de um ano da disciplina Formação Humana e Cidadania

terça-feira | 02/12/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na última semana a culminância dos trabalhos da disciplina Formação Humana e Cidadania, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá. O evento contou com a presença do Prefeito Júnior; da secretária de Educação, Ivonilde dos Santos; da secretária de Esportes, Goretti Martins; da secretária de Gabinete, Evalzita Frota; de representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria de Saúde, do Departamento de Apoio ao

Estudante (DAE), da Assessoria Especial sobre Drogas, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), técnicos e demais profissionais de Educação.

A secretária de Educação, Ivonilde Santos, destacou a alegria de estar concluindo o primeiro ano da disciplina com inúmeras conquistas em todas 16 escolas onde ela está sendo ministrada. Destacou a redução da violência, a melhoria no comportamento dos alunos e até na forma de tratamento entre os

alunos e entre alunos e professores. “Estamos aqui para apreciar essas apresentações de como vocês receberam e sentiram esse trabalho que com certeza está fazendo bem a todos”, destacou.

O Prefeito Júnior, por sua vez, destacou que a ‘Formação Humana e Cidadania’ não se trata de um projeto, mas de uma disciplina inclusa no currículo escolar anual do Ensino Fundamental II. “Projeto tem começo, meio e fim. A disciplina terá continuidade por tempo indeterminado, formando cidadãos e transformando a nossa sociedade. Hoje não estamos no encerramento da disciplina, mas na apresentação dos trabalhos realizados em cada escola”, frisou.

Esse trabalho, segundo o prefeito, começou com uma idéia discutida em seu gabinete, depois foi sendo debatido com técnicos da educação, foi ganhando corpo e hoje é uma realidade que envolve alunos e toda a família. “Essa disciplina é fundamental para as mudar as famílias eusebienses, que temem o avanço das drogas, da violência e das diferenças sociais. É um trabalho preventivo que apresentará em muito breve seus frutos para que tenhamos uma sociedade cada vez melhor e cada vez mais feliz”, destacou.

A coordenadora da disciplina, Cláudia Eliza, observou que no final de 2013 surgiu o interesse da criação da disciplina, que ganhou corpo com a vinda da empresa Egeiros Educacional, que apresentou um estudo e material didático para a disciplina e posteriormente capacitou os professores e coordenadores para sua execução. “A cada mês realizamos a formação com planejamento das aulas, criamos as rodas de conversa. Hoje estamos aqui para apresentar os resultados deste trabalho.

A apresentação das escolas, entremeadas por depoimentos de professores, alunos e pais sobre os resultados da disciplina na vida de cada um, foi feita pelos alunos Estevão Falcão, da Escola do Cararu e Julia Castelo, da Escola Eduardo Alves Ramos. Apresentaram-se alunos surdos e mudos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Eusébio (APAE), com um número de dança; da Escola Neusa de Freitas Sá, com uma poesia autoral; Escola Santa Clara que apresentou o projeto Gentileza gera Gentileza; Escola Eduardo Alves que apresentou uma paródia e uma roda de conversa sobre drogas e bullying; Escola Mário Sales, uma paródia da música “Meu Novo Mundo”, da banda Charles Brown Junior, com sonorização com copos.

Também aconteceu as apresentações da Escola Josefa Sá, com Teatro e Dança; da Escola Izídio José Campina, com uma dança e uma encenação sobre o preconceito; Escola Eduardo Alves Ramos, com poesia e música autoral; Escola doCararu, com um cordel sobre ética e cidadania e a declamação de uma poesia de Casimiro de Abreu, intitulada “Deus”, fechando a programação.