Eusébio atende 5 mil pessoas com a Caderneta do Adolescente

quarta-feira | 30/09/2015

Mais de 5 mil adolescentes de Eusébio já utilizam a Carteira da Saúde do Adolescente. O documento, que tem como objetivo subsidiar os serviços de saúde na atenção integral desse segmento, tem sido incentivado pela Prefeitura Municipal de Eusébio. Segundo o prefeito Júnior, a caderneta vem sendo utilizada desde o ano passado, com sucesso, no sentido de direcionar o atendimento ao adolescente nas unidades de saúde visando à garantia da avaliação dos seus principais aspectos como crescimento e desenvolvimento, bem como o desenvolvimento puberal.

Segundo a coordenadora da Rede Básica da Secretaria de Saúde de Eusébio, Nelci Bezerra, a utilização da caderneta no município é voltada para ações de Antropometria, Saúde Bucal e Vacinação. A implantação da caderneta da Saúde do Adolescente no Eusébio tem sido exemplo no Estado. No último seminário regional sobre a implantação da ferramenta, três adolescentes de Eusébio deram seus depoimentos sobre a importância do documento e apresentaram uma peça teatral sobre o tema.

O Secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, afirma que a caderneta é um instrumento utilizado na promoção da saúde e contém informações essenciais relativas à essa fase da vida, “tem a função de monitorar a saúde da população entre 10 e 19 anos além de facilitar as ações educativas voltadas para esse segmento. Elas são diferenciadas por sexo e dão orientações quanto à saúde bucal, dicas de higiene, de sexualidade e de controle de vacinas. Assuntos como projetos de vida também são abordados”, revela.

O Prefeito Júnior observa que a Caderneta do Adolescente pode ser retirada em qualquer Posto de saúde, tendo modelos diferentes para homens e mulheres. Ele observa que esse trabalho de conscientização sobre a importância do documento, vem sendo trabalhado pelos Agentes de Saúde Adolescentes (ASA), que fazem a abordagem dos jovens nas escolas e nos postos de saúde para que adotem a caderneta.