Eusébio atinge 61% da meta de vacinação contra raiva, mas imunização continua

terça-feira | 17/11/2015

O Eusébio atingiu no “dia D” da campanha de vacinação contra raiva, realizado no sábado passado, 61% da meta prevista pela Secretaria de Saúde do município. Ao todo, foram imunizados 6.492 cães e 1.685 gatos. A vacinação continua no Posto da Lagoinha, das 7 às 16 horas, diariamente. Segundo o coordenador do setor de Endemias, Iones Ferreira, as pessoas que moram distantes do posto e tenham dificuldade de locomoção, podem ligar para o número 986162400, que uma equipe se deslocará até o local para imunizar os animais.

A meta é vacinar 13.641 mil cães e gatos no município. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, os eusebienses que ainda não levaram seus animais de estimação para serem vacinados devem comparecer ao posto de vacinação, o mais breve possível. A idade mínima para a imunização é a partir dos 3 meses.

O prefeito Júnior faz um apelo aos eusebienses que se disponibilizem para esse ato, que vai garantir a saúde dos animais domésticos e deixar o Eusébio imune aos casos de raiva animal e humana. Ele observa que a raiva é uma doença incurável que é transmitida pela saliva de um cão doente e em quase 100% dos casos é fatal.

No Brasil o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. Outros reservatórios silvestres como a raposa e o sagüi também apresentam importância no Ceará. Segundo o prefeito Júnior, a transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. “O período de incubação é variável, e vai desde dias até anos, com uma média de 45 dias no homem e de 10 dias a 2 meses no cão”, revela.

No Ceará, a manutenção do ciclo da doença entre os sagüis de tufo branco, Callithrix jacchus, é preocupante, visto que estes animais são mantidos pela população como animais de estimação, próximos das casas em contato com o homem. Foram registrados 45 casos de Raiva humana no período de 1990 a 2013, onde os principais agressores urbanos foram os cães, apresentando 28 agressões com um percentual de 62,2% do total de casos. Os agressores silvestres apresentaram 17 agressões com um percentual de (37,8%), dentre estes o sagüi se destacou como o agressor de maior importância epidemiológica da raiva silvestre.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer o pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído. Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais e, atingindo o sistema nervoso, pode se manifestar de três maneiras diferentes: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3260.1042.