Eusébio atinge todas as metas do Programa Nacional de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde

terça-feira | 16/08/2022
As metas anuais estabelecidas para a vigilância em saúde, são atividades relacionadas a prevenção e controle de doenças, principalmente arboviroses (Foto: Arquivo/PME)

O Município de Eusébio atingiu todas as metas do programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) de 2021, divulgado pelo Ministério da Saúde. O resultado foi divulgado pela portaria 3.229/2022, com o ranking dos municípios e os valores a serem transferidos de acordo com as metas atingidas e o número da população. No Ceará apenas outros dois municípios conseguiram atingir todas as metas – Russas e Milagres. Já no Ceará, 80% dos municípios alcançaram 90% das metas e receberão 1.854.969,00.

O Eusébio fará jus a R$ 57.055,05 que serão destinados a compra de insumos, fardamentos e utensílios para fortalecer o trabalho dos agentes de endemias no município. Essas 12 metas anuais estabelecidas para a vigilância em saúde, são atividades relacionadas a prevenção e controle de doenças, principalmente arboviroses. Conforme o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro, esses números são referentes a 2021 e isso chama atenção, pois foi justamente o segundo ano da pandemia de covid-19, quando  ocorreram ao longo do ano várias restrições e redução do nível de acompanhamento das equipes, devido lockdows e medidas impostas de ordem sanitária.

“Quero ressaltar aqui o trabalho realizado com dedicação por nossas equipes de endemias e parabenizar e felicitar pela classificação, que será destaque nacional e com certeza receberemos algum tipo de honraria ou certificado por nossa atuação. Além das atividades corriqueiras consideradas para a avaliação, tivemos um movimento muito intenso em relação a sanitização dos ambientes. Inicialmente os públicos, como também ambientes públicos de natureza privada, como igrejas, supermercados, farmácias, restaurantes. A cada dez dias, equipe cumpria um ciclo intenso de sanitização, beneficiando assim um círculo bem largo e razoável de equipamentos públicos, escolas, secretarias, postos de saúde, hospitais”, disse.

Movimentos

Recentemente aconteceram três movimentos importantes relacionados aos agentes de endemias e comunitários de Saúde em Eusébio. Primeiro, a implantação do piso nacional dos agentes de saúde e endemias que a prefeitura já fez retroativo a maio. Em paralelo a isso, os agentes receberam smartphones e tablets com acesso de internet para facilitar o trabalho dos mesmos e em terceiro lugar, desde o dia 9 de agosto foi dado início as atividades iniciais dos cursos de técnico para agentes comunitários de saúde e para técnico de agentes de endemias. O curso é uma iniciativa do CONASEN – Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em parceria, com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Será online, terá duração de 8 meses a um ano e contará com a participação de quatro profissionais de Eusébio, que serão facilitadores desse processo formativo para os demais agentes do município.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiano Bessa disse que se sente muito feliz em verificar que apesar de todas dificuldades que a pandemia causou, os profissionais não mediram esforços em fazer suas tarefas cada dia melhor com inovações, sem medo e temor da doença. “Todos que fizeram suas atividades, conseguiram cumprir todas as metas e o município se destacou. Isso demostra o compromisso que todos tem com suas tarefas e seu trabalho aqui no município e isso nos deixa muito felizes”, pontuou.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca o feito conquistado pelos agentes de endemias, ressaltando que é fruto da dedicação, zelo e amor que a categoria realiza seu trabalho junto à população. Ele observa que tanto os agentes de endemias como os agentes de saúde são duas categorias de grande importância para a atenção básica e fundamentais para que o município possa prestar um serviço de melhor qualidade à população. “Essas duas categorias tem um trabalho destacadamente importante na promoção da saúde, prevenção de doenças e no fortalecimento do nosso sistema de saúde”, frisou.