Eusébio capacita 1.005 pessoas em cursos profissionalizantes

quarta-feira | 11/02/2015

O município de Eusébio capacitou entre janeiro de 2012 a julho de 2014, 1.005 pessoas em cursos ofertados pelo Pronatec, com apoio da Prefeitura Municipal. Somente no ano passado foram pactuadas 603 vagas de cursos profissionalizantes. A parceria tem possibilitado a inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho.

Para facilitar o acesso das pessoas aos cursos, a Prefeitura disponibiliza os espaços dos quatro Pólos de Atendimento à Juventude, na Sede (ABC do Parque Havaí), Mangabeira, Santo Antonio/Pedra e Jabuti. Os cursos são totalmente gratuitos e visam a qualificação profissional, com duração mínima de 160 horas para pessoas com mais de 16 anos de idade, prioritariamente aqueles que estejam inscritos no Cadastro Único.

Segundo o Prefeito Júnior, os cursos são ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica, como as entidades do Sistema “S” (Senai, Senac, Senat e Senar), a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e as redes estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica. “O aluno recebe todo o material escolar e didático, além da assistência estudantil necessária”, revela.

O Pronatec oferece mais de 500 opções de cursos em áreas como construção civil, serviços, hotelaria, comércio, bares e restaurantes, cuidador de idoso, operador de computador, eletricista, auxiliar administrativo, entre outras. “Essa parceria tem colaborado para aumentar as possibilidades de inserção de pessoas de baixa renda nas oportunidades de trabalho disponíveis, e para este ano teremos mais novidades para diversas áreas”, revela a secretária de Desenvolvimento Social do Eusébio, Marta Gonçalves.