Eusébio capacita novos integrantes do projeto Agente de Saúde Adolescente

quarta-feira | 14/01/2015

A Prefeitura de Eusébio, através das Secretarias de Educação e de Saúde, iniciou o treinamento dos novos Agentes de Saúde Adolescentes (ASA), que iniciarão os trabalhos a partir de fevereiro. O evento contará com a presença da oficial de projetos do Unicef no Ceará, Tati Andrade.

O treinamento terá duração de 10 dias e objetiva apresentar o trabalho que deve ser realizados pelos “ASAs” nas escolas e nos postos de saúde. Ao todo foram selecionados 12 novos jovens, acima de 16 anos, que participavam do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O SPE é um projeto que já realiza ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Esse trabalho já teve como fruto a redução da gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos no município.

O projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), foi criado pela Prefeitura de Eusébio e por seu trabalho de prevenção junto aos adolescentes, com relação a gravidez na adolescência, contra o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas e de combate a violência, recebeu o reconhecimento internacional, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, através do Unicef, órgão da ONU que trata de políticas para crianças e adolescentes.

O ASA entra no seu quinto ano de fundação e tem a finalidade abrir espaços para que os jovens freqüentem as unidades de saúde. O projeto tem enfoque preventivo, fazendo o elo Escola-Unidade de Saúde. O projeto ainda incentiva atividades, como o planejamento familiar e a participação das famílias no acompanhamento da saúde dos filhos.

O fator principal do projeto é que a abordagem é feita de adolescente para adolescente, possibilitando a criação de um elo de confiança. Em um dia na semana, que é destinado ao atendimento exclusivo de adolescentes, dois ASAs se deslocam até uma unidade de saúde, a que estão vinculados, e realizam o atendimento inicial ao jovem pacientes. Enquanto eles aguardam o atendimento médico, participam de atividades educativas e recebem informações sobre atendimentos, exames, prevenção de DST/Aids e a gravidez na adolescência.