Eusébio comemora 10 anos de funcionamento do CEO, CAPs e Policlínica

quinta-feira | 09/04/2015

A Prefeitura de Eusébio comemora, nesta sexta-feira, 10 anos de funcionamento de três importantes equipamentos da área de saúde do município. Inaugurados em 2005, ainda na administração do ex-prefeito Acilon Gonçalves, o Centro de Atenção Psicossocial Geral de Eusébio (CAPs-Geral), o Centro de Especialidades Odontológicas Berenice Gonçalves (CEO) e a Policlínica de Especialidades Médicas Dr. Acilon Gonçalves, chegam a uma década de história, com grandes serviços prestados a comunidade eusebiense.

O CAPS Geral, em dez anos, realizou mais de 4.500 atendimentos. O serviço tem como objetivo proporcionar um atendimento diurno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias.

São 24 profissionais de diversas áreas que realizam o acompanhamento clínico e promovem a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Já o Centro de Especialidades Odontológicas Berenice Gonçalves (CEO), em uma década, já ultrapassou os 20 mil atendimentos. O local passou por uma ampla reforma em 2013 e hoje é considerado um dos melhores e mais bem equipados da região, inclusive atendendo pacientes de Aquiraz, referenciados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizado na Eusébio.

O CEO tem capacidade de realizar 1.900 procedimentos por mês. São 12 profissionais nas diversas áreas. O local também realiza atendimentos de urgência no período noturno, que vai das 16 às 21 horas, diariamente, com um profissional de plantão.

O carro-chefe hoje do CEO é o atendimento a pacientes especiais. Para tanto, o Centro realizou um cadastro com pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Geral (CAPs Geral) do Eusébio e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). São três profissionais especializados para atender essa demanda.

A Policlínica de Especialidades Médicas Dr. Acilon Gonçalves é totalmente municipalizada e funciona com recursos do tesouro municipal. Esse diferencial proporciona o oferecimento de mais especialidades médicas. Hoje a Policlínica do Eusébio conta com 19 especialidades, número bem superior a de equipamentos existentes em municípios do mesmo porte. No ano passado o equipamento realizou mais de 32 mil procedimentos, batendo o recorde histórico desde sua inauguração.

A unidade atende nas seguintes especialidades: Clínica Geral, Ginecologia, Ortopedia, Pneumologia, Cardiologia, Mastologia, Pediatria, Dermatologia, Urologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Oftalmologia, Endocrinologia, Neurologia, Neuropediatria, Cirurgia Vascular, Endoscopia e ainda realiza exames de Fonoaudiologia, Ultrassom, Eletrocardiograma e demais atendimentos em enfermagem.