Eusébio comemora Dia Mundial da Saúde com avanços no setor

quinta-feira | 07/04/2016

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira, 7 de abril, a Prefeitura de Eusébio destaca os avanços conquistados neste setor pela atual gestão. O atual sistema de saúde do município é acessado por 98,57% da população do município que possui 28 equipamentos. O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes afirma que, apesar das dificuldades ocasionadas pela situação econômica do país, o Eusébio continua avançando para concretizar o grande desejo da população de obter uma saúde melhor e mais resolutiva.

“Estamos ampliando o sistema para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. Tanto, que no mês de maio estaremos inaugurando duas novas unidades básicas de saúde, nos bairros do Urucunema e Novo Portugal, e estamos reformando o Hospital Amadeu Sá, melhorando o atendimento do usuário e dando melhores condições de trabalho aos nossos funcionários, ”observou.

O secretário citou ainda: a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que oferecerá serviços em reabilitação física, visual e intelectual;uma sede para as equipes de Saúde da Família nas Guaribas e afirmou que está iniciando o processo de informatização geral de todos os processos do sistema de saúde, inclusive com a implantação do prontuário eletrônico, modernização e qualificação do setor.

Ainda em termos de equipamentos, o secretário observou que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) reforçou seu laboratório Regional de Próteses. Mário Lúcio revela que o Eusébio bateu a meta de cobertura da atenção básica à saúde, com 20 equipes de Saúde da Família, sendo que cada equipe atende no máximo 750 pessoas, número bem abaixo do recomendado pelo Ministério de Saúde, que é de 1500 famílias por equipe.

No setor de endemias, ele ressalta que são 30 agentes que cobrem todo município, e que neste ano receberam o reforço de 20 servidores contratados para a intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, zika.

O Secretário destaca outros serviços como:CAPs Geral e CAPS AD, com suas atuações voltadas para a saúde mental e de prevenção e tratamento do uso indevido de drogas e observa que o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), vem colaborando para a manutenção da saúde de diversos munícipes com dificuldades de locomoção.

“A Policlínica Doutor Acilon Gonçalves, mantida com recursos do tesouro municipal oferece 19 especialidades, além de serviços de diagnóstico como eletrocardiograma (coração) e colposcopia (mulher), ultra sonografia e outros serviços”. Lembrou ainda do trabalho de fôlego dos Núcleos de Apoio ao Programa Saúde da Família (Nasfs) que atendem as regiões da Lagoinha, Timbú e Santo Antônio/Jabuti e que oferecem serviços profissionais com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educador físico, nutricionista e fonoaudiólogos.

O prefeito Júnior, que é médico cirurgião geral, observa que o Centro Clínico e a Unidade de Obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá; contam hoje com todos os equipamentos necessários para a realização de partos e cirurgias. “O Eusébio é o único município do Ceará que não tem fila para cirurgias eletivas”, revelou.

Ele pontua que o município conta ainda com a Farmácia Central que centraliza o estoque da lista de medicamentos básicos disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura, fazendo também atendimentos diretos à população.“Todo nosso esforço tem reflexo direto na qualidade de vida das pessoas do município do Eusébio e o exemplo maior é que o município, pelo terceiro ano consecutivo, tem a menor Taxa de Mortalidade Infantil do país. É uma grande vitória e ao mesmo tempo uma responsabilidade mantermos esse índice baixo. Por isso, é que estamos dando continuidade ao trabalho de educar as gestantes a realizarem, pelo menos, seis consultas pré-natais, onde elas recebem toda a assistência, no tocante a vacinação, orientação sobre alimentação saudável e todo o acompanhamento pelos profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde”.

Destaca, ainda, o trabalho de prevenção na área de saúde realizado nas escolas, através do projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA) e o projeto de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e pelo projeto de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva. Segundo o prefeito Júnior, os residentes contam um preceptor, em cada especialidade, que acompanham a prática e a teoria do aprendizado e os médicos do municípioatuam como orientadores.

“Nossa principal missão hoje, na área de saúde, é o cuidado preventivo e curativo. Por isso mantemos um completo sistema de Saúde, que começa com um amplo Programa de Saúde da Família, com as unidades básicas e especializadas, com os cuidados com a saúde das gestantes e dos bebês e pacientes com agravos mentais. Cuidamos também da prevenção ao uso indevido de drogas, da reabilitação física, saúde bucal, saúde eletiva e de urgência, fechando todo o cerco que nos cabe, para oferecer a população os serviços necessários para a manutenção da saúde”, concluiu o gestor municipal.