Eusébio é certificado com o Selo UNICEF Município aprovado 2013-2016

segunda-feira | 12/12/2016

O município de Eusébio foi certificado, na sexta-feira (9), no Centro de Eventos do Ceará, com pelo Selo UNICEF- Município Aprovado 2013-2016. O município chega a quinta vez consecutiva a receber a premiação, que é concedida pelo órgão das Nações Unidas aos municípios que se destaquem nas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. O prêmio foi recebido pelo vice-prefeito Paulo César Feitosa. O evento foi prestigiado pelo deputado Bruno Gonçalves; pela vereadora eleita de Fortaleza, Marta Gonçalves; pelos secretários Mário Lúcio (Saúde), Goretti Martins (Desenvolvimento Social), Ivonilde Santos (Educação), Léo Abreu (Cultura e Turismo) Gerda Ferreira (Esporte e Juventude), vereadores, diretores, professores, alunos do município.

O Eusébio ficou no seleto grupo de 82 municípios cearenses que alcançaram a láurea neste ano. A entrega do Selo também teve como propósito comemorar os 70 anos de criação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana; do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; do representante da UNICEF para a Região Nordeste, Robert Gass; do representante do UNICEF para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, secretários de estado, demais deputados federais e estaduais, prefeitos e secretários municipais.

A apresentadora Carla Soraya comandou uma parte da solenidade quando convidou pessoas das comunidades para dar seus depoimentos sobre as mudanças realizadas nas localidades com o advento do Selo UNICEF. Uma das convidadas foi a agente de saúde Eucilene Vieira da Costa, natural de Eusébio e até hoje moradora da localidade de Jabuti. Eucilene contou sobre as dificuldades, que encontrou na infância com a falta de trabalho na região, falta de assistência médica e demais políticas públicas. “Hoje vivemos um momento diferente, com o Eusébio dando exemplo para o Estado, com a educação em tempo integral, saúde em todos os bairros e com a criação de empregos”, disse.

Ela afirmou que em 2005 fez seleção pública para agente de saúde e passou e desde então está junto da comunidade onde nasceu e cresceu auxiliando as pessoas. Ela falou sobre a “buscativa”, de crianças com desnutrição, e até mesmo de crianças que faltam à escola. Segundo Eucilene, hoje as pessoas têm mais oportunidades e melhores condições de vida e disse que espera que cada vez mais os governantes proporcionem políticas públicas para crianças e adolescentes.

Em sua fala, o governador Camilo Santana parabenizou a todos os municípios pelo merecido prêmio, “Sabemos como está difícil a situação dos municípios. São cinco anos de seca e mesmo assim os prefeitos não deixaram de investir na infância e na juventude. Isso mostra como somos um povo guerreiro, resiliente e capaz de superar todas as dificuldades. Por isso esse prêmio vocês podem levar com orgulho para seus municípios e isso e fruto de um trabalho de todos vocês”, finalizou.

O prefeito Júnior observa que a certificação do Selo UNICEF pela quinta vez consecutiva, mostra que o Eusébio está no caminho certo, realizando um trabalho de fôlego pelo bem estar de todos e em especial as crianças e adolescentes, que encontram no município todas as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “Tudo que fazemos é pensando no futuro melhor para nossas crianças e jovens, seja com a escola de tempo integral, saúde, cultura, esporte, lazer, oportunidades de capacitação e de emprego e renda. Dessa forma teremos cidadãos cientes de seus direitos e de seus deveres, para transformar a nossa cidade, o nosso estado e nosso País”, concluiu.