Eusébio e SEBRAE discutem parceria para beneficiar microempreendedores

terça-feira | 02/02/2021
A Sala do Empreendedor é o resultado da parceria entre o SEBRAE e Prefeitura, em conformidade com a Lei Complementar 123/2006 (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou uma reunião com representantes do SEBRAE tendo como pauta a parceria para o funcionamento da Sala do Empreendedor, em funcionamento na sede da SDS. Segundo a secretária adjunta da pasta, Samara Cordeiro, o encontro foi bastante proveitoso, “conversamos sobre empreendedorismo, desenvolvimento econômico e como a Sala do Empreendedor pode contribuir para facilitar a vida do cidadão empreendedor”, disse.

Ela observa que a Sala do Empreendedor é o resultado da parceria entre o SEBRAE e Prefeitura, em conformidade com a Lei Complementar 123/2006. “Ela vem sendo desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para pequenos negócios, oferecendo diversos serviços, como o planejamento de um novo negócio; informações para formalização, alteração e baixa de Microempresa e de Empresas de Pequeno Porte, além da formalização para Microempreendedor Individual”, destacou.

Segundo Samara, o local também realiza alteração, declaração anual, impressão de boleto e baixa para MEI; emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual; declaração Anual do Simples Nacional; gerenciamento de empresa; informações de como vender para órgãos públicos; informações referentes as chamadas públicas da agricultura; emissão das Guias de Recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa; capacitações; palestras e oficinas. Participaram da reunião, o coordenador Regional do SEBRAE, Pedro Silva e a diretora do Escritório Regional do SEBRAE, Valdenes Correia.

Desburocratização

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a Sala do Empreendedor tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. “É um espaço de referência do empreendedor, um lugar de relacionamento entre a prefeitura municipal junto à sociedade, que além de criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo atua para o desenvolvimento dos pequenos negócios no município”.

Ele observa que a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. “Ela facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de encontrar em um único local orientações e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais”, conclui.