Eusébio encerra II Mostra Ambiental e anuncia ampliação da Coleta Seletiva

segunda-feira | 06/06/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) encerrou nesta sexta-feira (3) a II Mostra Ambiental Eusébio Verde, que durante dois dias mobilizou empresas, órgãos públicos e a população em geral num tema comum- a sustentabilidade. A programação do dia foi iniciada ao som de trompete executado pelo músico da Banda de Música Municipal (NAEC), Francisco João Benício, dando boas-vindas aos visitantes da Mostra.

Seguindo a programação cultural, a Escola de Educação de Ensino Fundamental Izídio José Campina apresentou um número de dança, seguido da apresentação doCoralInfantil daEscola Josefa Sá que emocionou a todos da plateia. Houve ainda a apresentação de um esquete, com o tema Coleta Seletiva, com os atores da Cia. de Teatro Macunaíma, eles apresentaram o tema de Educação Ambiental de maneira engraçada através da linguagem teatral. Tivemos, ainda, com apoio do CAPS Geral, a presença da banda “Forró sem Preconceito”, formada por pacientes atendidos pela oficina de musicoterapia.

Ainda pela manhã aconteceram oficinas de reciclagem, origami, cartonados, caixas, tetra park e pneus, além de mini palestras com os temas: Tratamento de Efluentes da Fábrica Fortaleza ministrado por Cícera Oliveira (Analista de Meio Ambiente da Fábrica Fortaleza, sendo a responsável técnica pela Estação de Tratamento de Efluentes da unidade e responsável pelo monitoramento do sistema de reúso de efluentes implantado); Recursos Hídricos e Saneamento Básico, ministrado por Dra. Marta Celina Linhares Sales do departamento de Geografia da UFC; A importância da arborização no clima das cidades, por Ms. Antônio Ferreira Júnior.

Coleta Seletiva

Às 13h aconteceu o encerramento do evento com a entrega de um caminhão para a Coleta Seletiva, à Associação dos Catadores e Catadoras deMaterial Reciclável doEusébio (ACEU). O equipamento foi doado pelo Grupo 3Corações. Com o caminhão a Prefeitura vai lançar a segunda fase do Programa de Coleta Seletiva que prevê o atendimento de 100% dos bairros com o sistema. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, a partir desse mês, o trabalho de conscientização dos moradores sobre o serviço será iniciado e a intenção é que até o segundo semestre o sistema esteja funcionando de forma plena.

Em seguida, houve e entrega da comenda “Eusébio Selo Verde”, às três empresas regularmente licenciadas e que também se destacaram por desempenharem satisfatoriamente seu papel contra o desperdício, pelo empenho em proteger o meio ambiente e por executar seus programas a contento.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão avaliadora e a entrega da medalha Eusébio Selo Verde foi feita pelo presidente da AMMA, Celso Rodrigues, pela Coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros e pela Analista Ambiental da AMMA, Círia Lima, às empresas: Bioclone Produção de Mudas Ltda; Medtex Produtos Descartáveis e Fattore Indústria de Cosméticos Ltda.

O prefeito Júnior destacou a realização da II Mostra Ambiental, que segundo ele, dá a visão de como o Poder Público e a iniciativa privada caminham juntos no tocante ao desenvolvimento com sustentabilidade. “Quero parabenizar a todos da AMMA pelo evento, com destaque para o presidente Celso Rodrigues, a coordenadora de Educação Ambiental Stella Barros e a Analista Ambiental, Círia Lima, que proporcionaram momentos de aprendizado e de reflexão sobre como nós estamos tratando o meio ambiente. Parabenizo as empresas agraciadas com a Medalha Eusébio Verde e que sirva de incentivo para que mais empresas passem a atuar de maneira sustentável, através de projetos de inovação e inclusão social”, destacou o prefeito.