Eusébio finaliza preparativos para a Paixão de Cristo

quinta-feira | 26/03/2015

Faltando sete dias da apresentação da maior Paixão de Cristo do Ceará, a sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio está totalmente mobilizada para deixar tudo pronto para os dois dias de espetáculo, quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 2 e 3 respectivamente. Servidores da secretaria finalizam os adereços, vestuários, espadas, montam os cenários e realizam a limpeza da cidade cenográfica Eusebelém.

Neste meio tempo, os atores também finalizam seus preparativos e repassam as cenas. Segundo o diretor do espetáculo, vereador Tarcísio da Cultura, serão realizados ainda dois ensaios. Um neste domingo, a partir das 14 horas e outro na quarta-feira, dia 1º de abril, com a participação de todos protagonistas e figurantes. Neste dia também serão testados os efeitos especiais, que estão sendo também finalizados.

A encenação será iniciada a partir do Batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão, seguida de sua pregação aos israelitas, cura do paralitico, tentação, Jesus anda sobre as águas, Cena do Lago dos peixes, expulsão dos vendilhões do templo, Santa Ceia, Traição de Judas, Negação de Pedro, Jesus com os Fariseus, Jesus com Herodes, Jesus com Pilatos, Açoite, caminhada ao Calvário, Crucificação e a Ressurreição.

Neste ano o espetáculo, não termina com a ressurreição de Jesus. A história continua, com o Ato dos Apóstolos, quando será retratado os conflitos entre os seguidores de Jesus antes do início da missão de levar sua palavra aos povos.

Segundo ele, as cenas mais fortes, como o Enforcamento de Judas, o Açoite, a Crucificação e a Ressurreição terão mais ênfase e alguns personagens como Cleófas e José de Arimatéa terão uma participação maior. Outra novidade, para este ano, é o retorno do ator Maciel Eduardo como Jesus. Ele completa, neste ano, 33 anos e 10 representando Jesus, “Será sua despedida do papel e uma homenagem de todo elenco por seu trabalho nestes anos”, afirmou.

O Prefeito Júnior destaca que a Paixão de Cristo do Eusébio, a cada ano se renova e traz mais novidades para o grande público que presencia os dois dias de apresentação. “É um grande evento que movimenta toda a cidade. Participam pessoas de todas as comunidades, aquece o comércio e cria oportunidades de geração de renda para milhares de famílias. É uma atividade que acima de tudo incentiva a arte, a cultura e valoriza os artistas da terra”, observa.