Eusébio inaugura Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta

terça-feira | 06/10/2015

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (6) a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA), no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. No local já funciona o Banco de Leite do município. Segundo o prefeito Júnior, com a Sala de Apoio, as mães trabalhadoras que retornam da licença maternidade passam a ter espaço adequado para fazer o desmame durante o expediente de trabalho e o acondicionamento e preservação do leite coletado para continuar a alimentação do filho com leite materno.

A enfermeira Jackeline Torres assistente técnica responsável pela SAMTA e a assistente social Jaqueline Rocha, destacaram a evolução do serviço que iniciou de forma tímida coletando 200 ml de leite por semana e hoje conta com um banco com mais de 3,6 litros de leite coletados semanalmente, que são enviados para o Hospital Albert Sabin. “Dentre os inúmeros benefícios da amamentação está à prevenção de doenças como o câncer do colo do útero na mulher e a saúde da criança por toda a vida”, destacou Jaqueline Rocha.

“É um sonho realizado e nessa caminhada nunca estamos sozinhos”, disse a enfermeira Jackeline Torres, ao citar o prefeito Junior, o ex-prefeito Acilon Gonçalves e o secretário Mário Lúcio Ramalho como incentivadores do projeto. A diretora do Hospital, Inês Said, destacou que a cada projeto criado mais responsabilidade para a equipe, mas observa que o Eusébio mais uma vez vem dando exemplo com projetos como esse que visa à preservação da vida e da saúde da população.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, disse que a inauguração da SAMTA é a coroação de um trabalho que vem sendo feito com esmero pela equipe do Hospital Amadeu Sá. “A tecnologia que essa sala traz é uma demonstração que o Eusébio vem crescendo no caminho certo. Compartilhamos desse avanço. Só podemos ficar muito felizes com essa ação, pois através dela as mulheres trabalhadoras poderão dar continuidade a amamentação de seus filhos de forma assistida e segura”, frisou.

Erandy de Freitas, responsável pelo Banco de Leite do Hospital Albert Sabin, também destacou a parceria com a prefeitura de Eusébio e afirmou que após a entrada do município no programa não teve mais problema com baixo estoque.

O ex-prefeito Acilon Gonçalves pontuou que o trabalho para aumentar a fila dos que procuram atendimento no Hospital Amadeu Sá vai continuar. E explicou: “Quanto mais serviços criados nessa unidade hospitalar, mais pessoas procuram o atendimento. Mas isso ocorre porque aqui os profissionais, além da capacidade que têm, fazem tudo com amor”, observou.

O Prefeito Júnior, encerrando a solenidade, destacou que mais uma vez o Eusébio teve uma atitude pioneira ao criar a sala de incentivo a amamentação. “Essa sala está com três meses de funcionamento e já tem uma larga folha de serviços. O apoio financeiro dado pela prefeitura para sua instalação é insignificante diante de sua importância. Desde quando assumi, que venho defendendo o aleitamento materno, neste ano fomos a todas comunidades levando uma pequena palestra que fiz de incentivo a essa prática. O que vem dando frutos,” argumentou.

Participaram da inauguraçãom aindam a consultora de Bancos de Leite da Secretaria de Saúde do Estado, Marly Lopes; secretários municipais; a presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereadora Aldacira Targino e demais vereadores; funcionários públicos, alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, que elaboraram a campanha de doação nas comunidades e a população em geral.

As salas de apoio à amamentação são espaços em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao filho. Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao seu filho na sua ausência, e também se desejar doá-lo para um Banco de Leite Humano.