Eusébio incentiva acompanhamento das famílias na vida escolar dos alunos

terça-feira | 08/09/2015

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou, no mês de agosto, 15 rodas de conversas referentes a Disciplina Formação Humana e Cidadania. Os encontros tiveram como temas principais: “Transição de criança para adolescente: como compreendê-los e conquistá-los”, “Limites, amor e diálogo”, “A família na formação do cidadão”, entre outros. As 15 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram dos eventos que funcionam como encontros de integração entre os alunos, pais, professores e coordenadores, para debates e busca de soluções para problemas.

As atividades foram iniciadas no dia 11 na Escola Neusa de Freitas Sá, com a presença de 48 pais e sorteio de cesta básica entre os presentes, num encontro bem produtivo. No dia 12, os encontros aconteceram nas Escolas Lagoinha e João de Freitas. No dia 13, nas Escolas Mário Sales (Pedras), com direito a música ao vivo e discussões acaloradas sobre a responsabilidade dos pais em dizer “não” algumas vezes para os filhos; e na Evandro Ayres, com boa participação dos pais.

No dia 18, os encontros aconteceram na Escola Raul Tavares II, quando a discussão teve como tema a “importância da família na educação dos filhos e no amor”; e na Escola Santa Clara, onde os pais analisaram como manter o diálogo aberto e sem julgamentos com os filhos que não são mais crianças.

No dia 19 de agosto, foi a vez da Escola Francisco Tavares de Abreu (Encantada), onde o Núcleo Gestor fez uma bela acolhida aos pais com seus professores. A turma da EJA também deu brilho a roda e houve boa participação dos pais nos momentos de se colocarem sobre a responsabilidade da família na educação dos filhos. Também, neste mesmo dia houve um bom debate na Escola São Miguel (Cauassu), onde os pais se mostraram interessados em dialogar sobre as transformações, inquietações dos filhos adolescentes.

No dia 20, os pais dos alunos da Escola Eduardo Alves assistiram uma importante apresentação dos seus filhos sobre o tema; ouvir os conselhos dos pais que os ama. Por sua vez, na Escola Paulo Sá, os pais falaram da importância de serem ouvidos sobre a vida de seus filhos e o desejo de serem auxiliados na busca de soluções para alguns problemas.

As Rodas de Conversa continuaram no dia 26, na Escola Cararu, onde pais deram boas sugestões para que outros pais sejam atraídos a participar dos encontros. No dia 27, a reunião na Escola Josefa Sá foi considerada muito importante pelo Grupo Gestor, já que naquela unidade escolar existe uma verdadeira interação entre a escola e as famílias sobre o andamento da vida do aluno, quanto ao seu comportamento, aprendizado e freqüência.

Por fim, a Escola Izídio José Campinha foi à última a receber os pais em roda de conversa no mês de agosto. No encontro, os pais viram vídeos, principalmente o que fala da importância de dar limite e amor, educando os filhos quando criança para se tornarem pais brilhantes. Viram que podem ter sempre esperança de um futuro melhor para os adolescentes.

O prefeito Júnior destaca a importância das Rodas de Conversa para que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos e dessa forma colaborar para que o mesmo tenha um melhor desempenho nas atividades curriculares e na sua formação como cidadão. O prefeito destaca que o apoio das famílias é fundamental para que a disciplina Formação Humana e Cidadania, realmente consiga alcançar o objetivo de formar cidadãos que façam a diferença na sociedade futuramente.