Eusébio incentiva o parto humanizado

segunda-feira | 19/05/2014

O Centro de Parto Normal, criado pela Prefeitura Municipal de Eusébio, no Hospital Municipal Amadeu Sá, tem incentivado e ampliado o número de partos naturais no município. Criado em outubro do ano passado, o local realiza o atendimento completo dos PPP’s (Pré-parto, Parto e Pós-parto), atendendo, em média, 80 gestantes/mês. Segundo a diretora do Hospital, Inês Said, no local as mães têm o parto humanizado, com direito a acompanhante, em quarto individual.

São três leitos, mas há previsão de ampliação devido à demanda crescente. “As gestantes, além da ótima infraestrutura, com quarto privativo, climatizado, com berço aquecido para o bebê e cadeira para acompanhante, têm uma assistência diferenciada dos profissionais. Todos esses itens têm atraído as mãezinhas para que preferem o parto natural”, observa Inês. Segundo ela, a humanização tem início logo no atendimento da enfermeira, na recepção.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, destaca que as melhorias no Hospital Municipal de Eusébio terão continuidade com a implantação de uma UTI Neonatal, uma UTI de médio risco e a Casa da Gestante. Ele observa que os recursos para essas obras já estão garantidas e que neste ano deverão ser iniciadas.

A meta é que o município de Eusébio venha aderir à Rede Cegonha e passe a ser referência regional, agregando 11 municípios vizinhos. Além do Centro de Parto Normal, o Hospital Municipal conta com uma maternidade com 15 leitos e capacidade de realizar entre 60 a 70 cesarianas por mês.

De acordo com o prefeito Júnior, a segunda etapa da reforma do hospital estará sendo realizada com brevidade para que a Unidade de Saúde, que é de médio risco, passe a atender a crescente demanda de pacientes diários.