Eusébio inicia campanha contra o trabalho infantil

segunda-feira | 07/06/2021
A Campanha foi aberta com a publicação de uma historia em quadrinhos falando sobre o tema, que afeta crianças e adolescentes em todo o mundo (Imagem: SDS)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), inicia, nesta segunda-feira (07), campanha contra trabalho infantil, como forma de alertar e conscientizar a sociedade sobre esse grave problema social que vem prejudicando milhares de crianças e adolescentes em todo o País. A campanha tem início com a publicação pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de uma historinha em quadrinhos abordando o tema da companha “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”.

Segundo a coordenadora do CREAS, Jadir de Sousa Pontes, a historinha será compartilhada nas redes sociais de forma bem simples, mostrando que o trabalho infantil é crime e que devemos denunciar sempre. “Toda criança tem seus direitos garantidos e assegurados por lei e estar na escola é uma deles”, disse. A secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, ressalta que o objetivo é conscientizar o Estado, Município e a população da necessidade de aprimorarmos medidas de prevenção no combate ao trabalho infantil principalmente em decorrência das vulnerabilidades socioeconômica resultante da crise provocada pela pandemia do COVID 19.

A programação terá continuidade no dia 11 (sexta-feira) com uma “live”, a partir das 9h30min no Instagram @coordenadoriacmvpv com o tema: Trabalho Infantil: Prevenir é o dever de todos”. Participarão a advogada  Abigail Costa (CREAS), Conceição Ximenes (Conselho Tutelar de Eusébio) e Rosa Leite (CMVPV).

Ano Internacional

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em colaboração com a parceria global Aliança 8.7, definiu 2021 como Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, com o objetivo de promover ações legislativas e práticas para erradicar o trabalho infantil em todo o mundo. O Ano Internacional foi aprovado por unanimidade em uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 2019. O principal propósito do ano é instar os governos a fazerem o que for necessário para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU  (ODS), que conclama os Estados membros que tomarem medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados, e, até 2025, pôr o fim ao trabalho infantil em todas as suas formas.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, não há lugar para o trabalho infantil na sociedade, pois rouba o futuro das crianças e mantém as famílias na pobreza. “Sabemos que a crise da COVID-19 trouxe consigo uma situação de maior pobreza para as pessoas que já se encontravam em situação de vulnerabilidade. A impossibilidade de aulas presenciais nas escolas agravou a situação, mas temos que continuar lutando, pois não há lugar para o trabalho infantil na sociedade. Aqui no Eusébio vamos nos manter em alerta para eliminarmos de vez essa chaga social de nosso meio”, pontuou.

Veja a historinha abaixo: