Eusébio quer alcançar índice de 80% de aleitamento materno exclusivo

quinta-feira | 04/09/2014

A Prefeitura de Eusébio encerrou nesta quinta-feira a Campanha pelo Aleitamento Materno Exclusivo com uma atividade na comunidade do Santo Antônio/Pedras. O Prefeito do município, Júnior, participou diretamente da programação ministrando a palestra “A importância do aleitamento materno”, que neste ano atingiu cerca de 300 gestantes e profissionais de saúde nos quatro pólos de atendimento. O objetivo é ampliar o índice de aleitamento materno exclusivo,que no município alcança 76%, para 80%, índice idêntico a de países do primeiro mundo.

De acordo com o Prefeito Júnior, o Eusébio com essa e outras ações vêm conseguindo manter o baixo índice de mortalidade infantil. Se em 2012 esse índice era de 9,1% por mil nascidos vivos, neste ano esse percentual baixou ainda mais chegando a 5%. “Sabemos que o ano ainda não terminou e que esse percentual ainda pode ser alterado, mas queremos manter esse índice baixo, por isso estamos realizando diversas ações de conscientização como essa campanha para que nossas crianças nasçam e cresçam com saúde”, observa o prefeito.

As palestras foram realizadas no dia 25 de agosto na Mangabeira; dia 28, do mesmo mês, no Jabuti e no dia 1o de setembro no Parque Havaí. Nesta quinta-feira, dia 4, foi a vez da comunidade do Santo Antônio participar da ação. O grande nó que existe com relação ao aleitamento materno, segundo a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Eusébio, Nelci Bezerra, é o tabu que existe com relação a amamentação. Segundo ela afirma, “pessoas, principalmente as mais idosas acreditam que o leite é fraco e que não nutre a criança e por isso recomendam o leite em pó. Mas o leite materno é o ideal para o bebê”, observa.

De acordo com o Prefeito Júnior, o leite materno, até o seis meses de vida do bebê, deve ser exclusivo, isto é, a mãe não deve introduzir nenhum outro alimento nesse período. “O leite materno ajuda no desenvolvimento da criança e evita que ela tenha diarréia ou problemas respiratórios”, afirma.

O prefeito observa que as ações de incentivo ao aleitamento materno continuarão no Município, através das agentes comunitários de saúde e dos profissionais dos Postos de Saúde. No Eusébio, a média de pré-nataism realizados pelas gestantesm chega a sete por gravidez, considerado o ideal pelo Ministério da Saúde.