Eusébio quer imunizar mais de 13 mil animais contra a raiva

terça-feira | 10/11/2015

A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo dia 14 de novembro, o “Dia D” da vacinação contra raiva de cães e gatos. A vacina será disponibilizada em 20 postos espalhados pela cidade e tem como meta vacinar 13 mil cães e gatos no município.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, os eusebienses devem ficar atentos ao dia de vacinação e levar seus animais com idade a partir de 3 meses para serem imunizados contra a raiva. Serão disponibilizadas mais de 13 mil doses da vacina. Para atender a demanda, a Secretaria disponibilizará de mais de 50 profissionais que ficarão nos postos de vacinação das 8 às 16 hoas. “Queremos atingir nossa meta e imunizar 100% dos animais em nossa cidade”, destaca o secretário.

O prefeito Júnior observa que o objetivo da campanha é manter os casos de raiva animal e humana distantes do município. Ele apela aos eusebienses que se disponibilizem para esse pequeno ato, que segundo ele, garantirá a saúde dos animais domésticos e da própria população. “O Dia D é uma data importante para quem ama seu animal de estimação, demonstrar isso”.

A raiva é uma doença transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente, principalmente por meio da mordida. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada na maioria das metrópoles, ainda merece alerta.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer o pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído. Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais e, atingindo o sistema nervoso, pode se manifestar de três maneiras diferentes: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3260.1042

VEJA OS POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA DE CÃES E GATOS

1. PSF – Jabuti km 20