Eusébio realiza a maior Paixão de Cristo da sua história

terça-feira | 29/03/2016

Mais de 15 mil pessoas presenciaram a maior Paixão de Cristo do Ceará, no Eusébio. Foram dois dias de muita emoção, onde o público que lotou a anfiteatro na cidade cenográfica Eusebelém reviveu os passos de Jesus Cristo na Terra. Na sua 19ª apresentação, a encenação mostrou maturidade e inovações que abrilhantaram mais ainda o espetáculo. Um coral de 60 vozes encantou os presentes nas mais variadas cenas e o Quarteto do Naec presenteou o público com interpretações autorais que emocionaram a todos.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, no contexto geral, o evento superou todas as expectativas de público. “No segundo dia o público foi muito grande. A Praça do Pólo ficou totalmente tomada. Colocamos duas mil cadeiras e havia a mesma quantidade de pessoas em pé. O anfiteatro também ficou superlotado. Sem dúvida a edição deste ano foi à maior da história de Eusébio”, avaliou.

“Tivemos êxito em todas as cenas, com a qualidade que planejamentos e recebemos muitos elogios. Neste ano, tivemos o diferencial da apresentação ao vivo pela Internet, que obteve uma boa resposta do público”, asseverou. Léo Abreu destaca ainda a geração de renda, com a presença de mais de 100 ambulantes e artesões que obtiveram êxito nas vendas, muitos chegando a comercializar todo o estoque.

O espetáculo

O espetáculo iniciou com a Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, onde anjos cantam louvores. Em seguida, Maria encontra-se com Isabel, sua prima, que faz louvores a mãe do Salvador. Maria encontra José e os dois cantam o primeiro dueto da noite. Vem o nascimento, com a participação do Quarteto do Naec. Na cena seguinte, Jesus já aparece como adulto, sendo batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão.

A próxima cena é uma das mais impactantes da encenação – a tentação de Jesus no deserto. Três atores se revezam no papel de satanás, com efeitos especiais, fogos. Um deles entra no cenário em uma viga de fogo puxada por demônios. As cenas levantaram o público que aplaudiu o desempenho dos atores. Seguem a ressurreição de Lázaro, a Samaritana e a entrada de Jesus em Jerusalém, no Domingo de Ramos.

As cenas seguintes são: a do Sinédrio e a conspiração para prender Jesus; a Santa Ceia e o Lava pé; Judas vai ao Sinédrio e decide entregar Jesus; Jesus no Monte das Oliveiras e sua prisão; Jesus vai ao Palácio de Caifás e é julgado pelo Sinédrio; É levado a Pilatos que manda a Herodes, que por sua vez, o envia de volta. Pela pressão dos sacerdotes e do povo, Pilatos manda que o açoite e diz que vai libertá-lo depois, mas devido a pressão popular, ele diz que lava as mãos e manda Jesus para a cruz.

Vem em seguida a Via Dolorosa; o caminho para o Calvário; a crucificação; o enforcamento de Judas; a Ressurreição de Jesus; encontro com Maria Madalena; encontro com os Apóstolos; batismo de fogo; Jesus no meio ao povo; cura de um leproso e a Ascensão aos céus, onde Jesus sobe mais de 30 metros de altura. No final, fogos de artifícios encantam os presentes ao mesmo tempo em que os atores fazem um desfile final diante do público que aplaudiu em pé.

O prefeito Júnior, presente a encenação, disse que este ano a Paixão de Cristo de Eusébio novamente encantou a todos os presentes e também aos que assistiram ao espetáculo pela Internet. Ele destacou o empenho dos atores e a produção que trabalharam durante praticamente seis meses para levar ao público, da forma mais fidedigna possível, a vida e a obra de Jesus. “A cada ano, a Paixão de Cristo de Eusébio, vem crescendo, se renovando e nos encantando cada vez mais. Tenho certeza que quem presenciou a apresentação saiu com o coração mais leve e com a esperança de dias melhores”, pontuou.

Segurança

Nos dias da apresentação foram registradas pouquíssimas ocorrências tanto no Trânsito quanto na Segurança Pública. Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Ocleilson Lima, 18 servidores trabalharam, por dia, no ordenamento do trânsito no entorno da apresentação, com sinalização, redutores de velocidade e a presença de motos-patrulha.

Já na área de Segurança Pública, 40 guardas municipais e dois policiais militares trabalharam no entorno. O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, avalia que o trabalho foi tranqüilo, sem ocorrências relevantes, “o público também contribuiu, pois participou de forma ordeira e pacífica , o que colaborou com o nosso trabalho”, concluiu.