Eusébio realiza ação preventiva em benefício da saúde dos idosos contra o coronavírus

segunda-feira | 04/05/2020

Como medida preventiva e de cuidado com a saúde da população mais vulnerável ao coronavírus no município, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando um levantamento, através dos Agentes de Saúde e de Endemias, da relação dos idosos do município, com endereço e contatos. O levantamento já foi realizado no bairro Santo Antônio, localidade mais atingida pela pandemia no município. Lá foram identificados 189 idosos. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, o mapeamento tem como objetivo realizar o acompanhamento das condições de saúde desse grupo.

Conforme Mário Lúcio, a preocupação é tentar antecipar possíveis problemas de saúde dos idosos. “Tem ocorrido muitos óbitos, possivelmente porque os idosos estão demorando a procurar os serviços de saúde, após apresentarem os sintomas. Começamos pelo bairro Santo Antônio. Já estamos levantando dados do Novo Portugal e vamos realizar a mesma estratégia na Mangabeira e demais bairros”, afirmou.

O secretário pontua, que após feito o levantamento dos idosos, a Secretaria, através de uma equipe multidisciplinar composta por dentistas e os profissionais do Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família (NASF), está fazendo contatos diários, por telefone, com os idosos para monitorar o estado de saúde do grupo. Esse acompanhamento no Santo Antônio está sendo realizado desde a semana passada.

A ideia é reduzir os riscos de agravos e antecipar medidas profiláticas para que essas pessoas tenham um atendimento mais rápido em caso de necessidade. Além desse procedimento, os profissionais dão orientações sobre os cuidados quetodos os moradores da casa devem tomar para evitar levar o vírus para dentro de suas casas.

O secretário Mário Lúcio destaca que as pessoas do grupo de risco são mais vulneráveis a Covid-19, mas a doença não escolhe idade, sexo, ou classe social, por isso todas as pessoas devem tomar todos os cuidados que estão sendo transmitidos diariamente pela Prefeitura de Eusébio e pelas autoridades de saúde do Estado e da União. Ele destaca que no decreto 790/2020 da Prefeitura de Eusébio, está recomendado o uso de mascaras para todas as pessoas que saiam às ruas, além da utilização de álcool 70% preferencialmente gel, como forma de prevenção.

“As pessoas precisam se conscientizar e evitarestar nas ruas sem necessidade. Só sair de casa se for de extrema necessidade. A pessoa sem proteção, pode estar contaminando outras ou se contaminando, e além disso pode estar levando o vírus para dentro de casa. Se todos colaborarem vamos vencer esse guerra”, disse o secretário.