Eusébio realiza ações de combate a obesidade, hipertensão e diabetes

quinta-feira | 16/04/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde do Município, realiza um trabalho de atendimento a pacientes obesos, diabéticos e hipertensos nos 18 postos de saúde. O trabalho consiste em ações preventivas e de orientação nutricional, além de atividades físicas, que possibilitam a manutenção da saúde dos pacientes. O trabalho é realizado pelos três Núcleos (Pedras, Timbú e Lagoinha) e consiste no atendimento a pacientes referenciados pelos Postos de Saúde, de cada região.

Nos Postos de Saúdes dos bairros, os pacientes obesos, hipertensos e diabéticos passam por um check-up, com a medição do peso, da altura e da circunferência da cintura, além de passar por uma entrevista para que os profissionais conheçam os hábitos alimentares de cada um.

Nas escolas, os profissionais fazem a avaliação nutricional das crianças e promovem um atendimento educativo, com palestras, distribuição de folders e demais orientações. Os alunos também são pesados e medidos para a realização do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Segundo o secretario de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, nos postos também são realizados atendimentos ambulatoriais, tanto pelas nutricionistas quanto pelos profissionais de educação física, que também levam atividades de psicomotricidade para os Centros de Convivência da Pessoa Idosa.

Segundo o prefeito Júnior, a obesidade, o sedentarismo e má alimentação são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, por isso, a necessidade do planejamento de ações voltadas para prevenção. O prefeito observa que atualmente a obesidade é uma epidemia mundial e no Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 52,5% da população está acima do peso. “Em nove anos houve um aumento 23% de obesos no País. Aqui no Eusébio temos uma política pública voltada para o combater a obesidade, como também evitar o aparecimento de mais casos de hipertensão e diabetes. Os postos de Saúde, estão equipados e com pessoal treinado para bem atender a população”, afirmou.