Eusébio realiza o II Fórum Comunitário do Selo Unicef

quinta-feira | 16/06/2016

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Eusébio, realizou nesta quarta-feira (15) o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento teve como objetivo a apresentação do diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais, do mapeamento dos serviços de atendimento à população até 17 anos e os resultados do Plano Municipal de Ação, que foram propostos no 1º Fórum, realizado em 2014.

O encontro aconteceu no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, e contou com a presença do prefeito Júnior, dos secretários Mário Lúcio (Saúde), Ivonilde Santos (Educação), Goretti Martins (Desenvolvimento Social), Léo Abreu (Cultura e Turismo), da articuladora do Selo Unicef no Eusébio, Marta Mendes, da Mediadora do Selo Unicef no Estado, Metilde Carvalho e da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Eusébio, Maria do Carmo Bezerra dos Santos (Carmosa), além de diretoras de escola, coordenadoras, servidores das diversas secretárias e comunidade em geral.

O evento foi aberto com a apresentação do Coral Infantil da Escola Josefa Sá e a apresentação Cultural “A Gestação”, pelas mães das crianças do Centro de Educação Infantil do Jabuti. Em seguida, o prefeito Júnior deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância do 2º Fórum Comunitário para a conquista, pelo Eusébio, do “pentacampeonato” do Selo Unicef. “Aqui vamos apresentar nossas estratégias, que compõem um sistema de políticas públicas voltadas para o bem estar de nossas crianças e adolescentes. Medimos o sucesso de nossas políticas pelo sorriso das crianças e das famílias, pois dessa forma, temos a certeza que nossas ações estão realmente obtendo os resultados desejados”, revelou.

Em seguida, a presidente do CMDCA, Maria do Carmo Bezerra, abriu oficialmente o evento. O secretário-executivo do CMCDA, Armando de Paula abordou a metodologia do Fórum e as etapas a serem vencidas. A articuladora do Selo Unicef do Eusébio, Marta Mendes fez a apresentação do Selo e as formas de avaliação. Já o aluno Jhonatan Lucas Barbosa Silva apresentou o diagnostico das políticas públicas do Eusébio.

A presidente do CMDCA, Maria do Carmo, por sua vez, apresentou o Plano Estratégico e as metas conquistadas, entre elas: a ampliação do número de creches, implantação da caderneta do adolescente, criação do Conselho de Política sobre Drogas, Plano do Esporte Inclusivo, criação do NUCA, realização das conferencias municipais e ampliação do acesso a Educação Integral.

O início do trabalho contou com uma visita a Feira “Crescendo Juntos”, onde adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA) apresentaram 12 estratégias (Semana do Bebê, Leis 10.639 e 11.645, direitos sexuais e reprodutivos, esporte inclusivo, NUCA, convivência com o semiárido, assistência pré-natal, caderneta do adolescente, combate ao Aedes Aegypti, conferência da criança e adolescente e Plano da 1ª Criança e Conselho Tutelar). Os representantes da sociedade civil indicados para participarem do Fórum deram nota para cada apresentação e no final as três estratégias mais votadas foram apresentadas em plenária.

As mais votadas foram pela ordem: Ações de Combate ao Aedes Aegypti, que foi inclusa pelo Unicef como estratégia para a conquista do Selo, em janeiro deste ano, devido a necessidade de se combater o surto no País; Semana do Bebê; e as leis 10.639 (inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"), e 11.645 (que incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”). As ações realizadas em cada estratégia foram apresentadas aos presentes que em seguida tiraram suas dúvidas.

No final, a mediadora do Selo Unicef, Metilde Carvalho, agradeceu ao Conselho e a Prefeitura pela organização do evento e destacou a qualidade das apresentações das políticas públicas realizadas pelo município. Ela observou que por seu protagonismo em diversas áreas o Eusébio tem dado exemplo no Estado. “Parabéns ao Eusébio, que continue nessa luta para a conquista do seu quinto Selo Unicef”, concluiu.