Eusébio realiza o Seminário Ser Adolescente

quinta-feira | 22/10/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou nesta quarta-feira o “1º Seminário Ser Adolescente – no Eusébio a Criança e o Adolescente têm seus Direitos Garantidos”. O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz e faz parte das ações do Trimestre de Direitos.

O seminário, que teve como mestra de cerimônia, a aluna Andréa Vitória, do 8º ano da Escola Eduardo Alves, contou com as presenças das secretárias Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social), Ivonilde Santos (Educação) e Goretti Frota (Esportes e Juventude). Iniciando a programação, houve uma apresentação cultural de alunos da Escola de Ensino Profissional, seguida de uma exposição dialogada com os membros do NUCA.

Eles abordaram o tema “Núcleo de Mapeamento dialogado de Eusébio, fatores de risco”. Os adolescentes fizeram uma pesquisa nos equipamentos públicos e privados que oportunizam aos jovens; educação, lazer, esporte, saúde e capacitação. Após a apresentação dos resultados, as perguntas foram abertas para a plenária.

A coordenadora do CREAS, Rosa Maria Mesquita Leite, ministrou uma palestra abordando o tema “CREAS e a violência contra crianças e adolescentes”. Em seguida, houve um debate e outro bloco de exposições dialogadas. A presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria do Carmo Bezerra dos Santos, explanou sobre algumas ações realizadas pelo município visando a garantia dos direitos do segmento.

Segundo ela, o Eusébio foi o primeiro município do Ceará a elaborar o seu Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes. Citou ainda a elaboração do Plano Municipal Sócio Educativo; o Plano Municipal da Primeira Infância e o Plano de Educação Inclusiva. “Esses planos foram elaborados com a participação de todas as secretarias e da sociedade civil. Os planos oportunizam que cada vez mais sejam criadas políticas públicas que venham beneficiar as crianças e adolescentes de Eusébio”, pontuou.

Na oportunidade, todos os 52 membros do NUCA foram apresentados e os três representantes do Município, junto ao Selo Unicef, os alunos Leandro Weber, Amanda Moreira e Rômulo Marques, fizeram uma exposição sobre o NUCA.

O prefeito Júnior destaca a prioridade que a administração vem dando a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes eusebienses, através de ações integradas onde todas as secretarias atuam conjuntamente formando uma verdadeira rede de proteção à infância e a adolescência, “é um processo contínuo de busca incessante do bem estar de nossas crianças e adolescentes, visando à formação de uma sociedade mais justa e cidadã”, observou o gestor municipal.