Eusébio realiza o V Painel Peteca

terça-feira | 14/06/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou, na sexta-feira, dia 10, o V Painel Peteca, oportunidade em que as 17 escolas municipais que participam do projeto fizeram apresentações em seis modalidades artísticas, sobre o tema trabalho infantil. As melhores apresentações foram escolhidas para representar o município de Eusébio no Painel Estadual do Projeto Peteca, que acontecerá neste ano.

As modalidades de apresentações foram: esquete teatral, pintura, música, canto, poesia e curta metragem. A programação foi iniciada com a apresentação do Coral Infantil da Escola Josefa Sá, seguida pela fala das autoridades presentes, entre elas, a Secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, que destacou a importância do projeto para alertar a sociedade eusebiense sobre o mal que o trabalho infantil pode causar ao desenvolvimento pleno da criança.

Falou ainda a secretária de Desenvolvimento Social, Goretti Martins, que destacou que o Eusébio vem, com seus diversos projetos de cunho social realizados de forma integrada pelos diversos órgãos municipais, coibindo essa prática e oferecendo oportunidades às crianças e jovens através de atividades nas próprias escolas, com o Tempo Integral e também nas áreas de esporte e cultura de terem uma infância com mais qualidade.

A coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante, professora Maria do Carmo dos Santos que coordenou os trabalhos observou vários aspectos negativos do trabalho infantil, como alerta para a sociedade. Segundo ela, está comprovado que meninos e meninas trabalhadores estão mais sujeitos a sofrer acidentes, mais propensos a sentir dores musculares, a ter deformações ósseas ou sofrer outros males, como dor de cabeça, fadiga excessiva e dor na coluna, “Os danos morais da exploração no trabalho infantil, causados pelos anos de expropriação das etapas essenciais para seu desenvolvimento pleno, traz como consequências o sofrimento, o sentimento de abandono e indiferença, de baixa autoestima e de perda de referencia de identificação”, revelou.

Em seguida, teve início as apresentações por escolas: Oscar Feitosa (Cordel), Santa Clara (Conto), Neusa de Freitas (Conto), Evandro Ayres (Poesia em Cordel), Eduardo Alves (Música), Paulo Sá (Peça Teatral), Paulo Sá (Peça Teatral), Raul Tavares II (Peça Teatral), Guaribas (Poema), Cararu (Peça Teatral), São Miguel (Poesia), Lagoinha (Peça Teatral), Josefa Sá (Desenho), Francisco Tavares (Esquete Teatral), João de Freitas (Esquete Teatral), Izídio José Campina (Poesia), Mário Sales (peça Teatral) e Elisbão Pio (pintura). Os vencedores em cada categoria foram: Escola do Cararu (Esquete Teatral), Eduardo Alves (Música), Josefa Sá (Desenho), Neusa de Freitas Sá (Conto) e Evandro Ayres de Moura (Poesia).

O prefeito Júnior observa que o evento tem sua importância, na medida em que alerta a sociedade sobre a necessidade de se erradicar de vez o trabalho infantil no País. “É preciso buscar, por meio de um permanente processo de conscientização da sociedade, mecanismos que tornem o trabalho infantil extinto. É com esse intuito que trabalhamos dizendo não ao trabalho infantil e sim a educação de qualidade”, conclui.