Eusébio realiza obra de urbanização da Lagoa das Guaribas

sexta-feira | 04/03/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), está realizando as obras de urbanização do entorno da Lagoa das Guaribas no bairro Amador. A obra é um pleito antigo da comunidade e possibilitará a criação de uma nova área de lazer no município. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, a obra está sendo realizada com recursos próprios da Autarquia e faz parte de um cronograma elaborado para este ano de 2016.

A previsão é que o equipamento seja entregue no prazo de 50 dias à comunidade. Com a urbanização, o entorno da Lagoa das Guaribas ganhará calçadão, equipamentos de ginástica, campo de futvôlei, campo de futebol com grama sintética, play ground, entre outros materiais. Segundo o vice-prefeito de Eusébio, Paulo César Feitosa, o projeto vem sendo elaborado desde o ano passado. Nesse período, o local foi visitado por arquitetos e engenheiros do quadro da AMMA, que elaboraram um projeto, a partir de uma idéia de um parque onde a população tivesse no mesmo local; lazer, esporte e integração. “Essa obra faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura que objetiva a melhoria urbana da cidade”, revelou.

O prefeito Júnior observa que a urbanização beneficiará as comunidades do Amador e Guaribas e segue a mesma linha das obras que vem sendo realizadas pelo município – espaços multifuncionais que possam ser utilizados por todas as faixas etárias nas mais diversas atividades. “As comunidades estão de parabéns, pois receberão um amplo espaço com equipamentos de primeira linha que devem ser preservados para que todos possam utilizá-los com moderação e zelo”, destacou o gestor municipal.

A Lagoa das Guaribas foi declarada pela Prefeitura como de utilidade pública desde 2005. Desde então o Executivo realizou a urbanização do entorno e a limpeza sistemática do local. Uma das primeiras providencias foi o desvio de esgotos que eram despejados no manancial e a limpeza do espelho d´água, com a retirada de aguapés.

A Lagoa das Guaribas é uma das 17 Áreas de Proteção Ambiental (APA´s) do município, que conta ainda com as do: Rio Pacoti, estuário e mangues (única reconhecida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lagoa de Precabura —fronteira com Fortaleza—, Açude Perigoso, Lagoa de Parnamirim, Lagoa dos Pássaros, Lagoa do Eusébio (Pólo de Lazer), Rio Jacundá, Rio Cauaçu, Lagoa do Mosquito, Lagoa do Forró do Sítio, Lagoa das Garças, Lagoa dos Porcos, Lagoa da Encantada, Lagoa Paripataca, Açude Amador e Açude do Barcelos (que fica dentro do Alphaville Eusébio).