Eusébio realiza programação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

quinta-feira | 07/04/2022
Os presentes receberam orientações sobre prevenção a arboviroses que são Dengue, Zika e Chikungunya (Fotos: Jully Lioba)

Uma manhã festiva comemorou, nesta quinta-feira (07), o Dia Mundial da Saúde no Eusébio. A programação foi realizada na Hípica Chambord, numa promoção da Secretaria Municipal de Saúde, Clinica Chambord e a Enel. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro a Secretaria foi procurada pelas duas instituições para realizar uma ação de promoção à saúde.  “Então somamos esforços e trouxemos várias ações, entre elas, a de prevenção a arboviroses que são a dengue, Zica e Chikungunya e estamos chamando a atenção para a prevenção do Calazar, toda equipe do grupo de endemias e zoonoses está aqui prestando um serviço à comunidade,” frisou.

Josete observa que o alerta sobre prevenção contra o mosquito da dengue, o Aedes Aegypti e o do calazar, o mosquito-palha, é importante, principalmente nessa época chuvosa quando há grande disseminação dos mosquitos. “Mas graças a Deus estamos em uma situação epidemiológica sobre controle com relação a isso. Mas merece um alerta permanente para que a gente não venha amanhã se deparar com uma situação de elevação de casos”, comentou.

Destacou também a realização da prevenção de câncer de cabeça e pescoço que é provocado por três fatores: consumo do cigarro, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e também por contaminação bucal principalmente da garganta pelo vírus HPV, que está relacionada a doenças sexualmente transmissíveis. Josete pontua que nos últimos 15 anos têm crescido o número e casos de câncer bucal relacionados as doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. “Então esse é um alerta principalmente para a população mais jovem porque o câncer de cabeça e pescoço está muito associada as pessoas mais adultas que têm uma história associada ao consumo de cigarro e de uso de bebida alcoólica, mas temos visto o aumento de casos por HPV também”, disse.

Outras ações

O secretário citou também o atendimento feito pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que fez aferição de pressão, testagem de glicemia capilar para testar o nível de glicemia, que são exames preventivos quanto ao risco de diabetes; medição pressão arterial para ver a questão da prevenção com olhar mais acurado e alertar sobre risco de doenças cardiocirculatórias, infarto ou AVC e dentro de uma lógica para estimular a prática de atividades físicas; o IMC, que faz uma análise se a pessoa está com obesidade sedentária estimulando a população para a cultura do hábito saudável, “isso tudo integra a lógica de ações de saúde que agregamos a equoterapia num momento de festivo e celebrativo do dia nacional de saúde”, ressaltou.

Também foram realizadas a vacinação contra o Sarampo, Difteria e Coqueluche, vacinação Anti Rábica Animal para cães e gatos; testagem canina para Calazar; palestras educativas sobre: Prevenção a Dengue e arboviroses; Orientação para prática de atividades físicas e exercícios corporais; Prevenção a Acidentes de Moto; Prevenção  ao Câncer de Boca e Hábitos Alimentares e Saúde Bucal; Espaço de Convivência; equoterapia orientada (utilização de cavalos para passeios terapêuticos); disponibilização de lanches  e distribuição de mudas de árvores pela equipe da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA).

Luciana Jardins, da Hípica Chambord, destacou a importância das atividades e a realização dos passeios com cavalos que foi disponibilizados no momento, “vamos disponibilizar os cavalos para voltinhas, para as pessoas sentirem o que é estar em cima do cavalo, que é uma atividade muito saudável, muito completa e a gente faz utilização dos cavalos para fins terapêuticos. Inclusive temos o projeto social onde atendemos jovens da Escola de Promoção à Vida, fora todas as outros serviços que esse evento grandioso está oferecendo em um lugar que possibilita o contato mais direto