Eusébio realizou 259 mil procedimentos de saúde no segundo quadrimestre de 2015

quinta-feira | 22/10/2015

Em atendimento a Lei Complementar 14/2012, a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou na Câmara Municipal de Eusébio, audiência pública para apresentação das ações realizadas no segundo quadrimestre de 2015. No total, foram mais de 259 mil procedimentos realizados. O evento contou com a presença dos vereadores, servidores e população em geral.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Mário Lúcio Ramalho Martildes, o número que mais reflete o sucesso da área de Saúde no Eusébio é o baixo índice de mortalidade infantil, que até outubro deste ano alcançou 2,67 óbitos por mil nascidos vivos. “É um índice muito baixo, que nenhum país já alcançou e por isso não podemos medir esforços para que o Eusébio mantenha uma baixa mortalidade infantil neste ano”.

O secretário fez a apresentação das ações do segundo quadrimestre de 2015, citando os números dos atendimentos realizados pelos diversos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura, tais como; o atendimento realizado por profissionais do nível superior, que atingiu 69.098 procedimentos.

Já o atendimento ambulatorial (profissionais de nível médio) alcançou 8.255 procedimentos; o atendimento do setor de zoonoses 543; atendimento por Educador de Saúde, 993; atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), 1.338. Ele citou, ainda, os atendimentos feitos pelos três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) – Lagoinha, Timbu e Pedras, que totalizaram 11.406 procedimentos; as visitas domiciliares atingiram 101.591; Coberturas vacinais chegaram ao percentual de 101,08% e a Vigilância Sanitária atendeu 746 casos.

Segundo o secretário, o Setor de Transportes realizou 5.577 viagens. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 5.993 procedimentos e a Policlínica 9.330 atendimentos. Destacou, ainda, os 3.967 procedimentos realizados pelo Centro de Reabilitação; os 4.978 atendimentos realizados pelos CAPs Geral e 3.455 pelo CAPs AD (álcool e drogas). Mário Lúcio citou ainda os 22.576 atendimentos feitos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quanto ao Hospital Amadeu Sá, foram 2.071 atendimentos e a Clinica de Diálise, 7.175. No total, a Saúde realizou nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto deste ano, 259.092 atendimentos.

O prefeito Júnior comemorou os resultados obtidos e afirmou que o setor de Saúde do Eusébio estará dando mais um passo a frente neste ano com a construção de três novos equipamentos, já em andamento. Ele citou os postos de Saúde do Urucunema e do Novo Portugal e o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER). “Dessa forma os equipamentos estarão mais próximos da população com o poder de resolutividade, além disso, os cidadãos terão ao seu dispor ações de prevenção de agravos a saúde,” destacou o prefeito.