Eusébio realizou 266 mil procedimentos de saúde no último quadrimestre de 2014

terça-feira | 24/03/2015

Em atendimento a Lei Complementar 14/2012, a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (24) na Câmara Municipal de Eusébio, audiência pública para apresentação das ações de saúde realizadas no ultimo quadrimestre de 2014. No total foram mais de 266 mil procedimentos realizados. O evento contou com a presença do prefeito Júnior, que destacou os avanços conquistados na área de saúde do município.

Segundo ele, o número que mais reflete o sucesso da área de Saúde no Eusébio é o baixo índice de mortalidade infantil, que em 2014 alcançou 3,2 óbitos por mil nascidos vivos. “É um índice muito baixo, que nenhum país já alcançou e por isso não podemos medir esforços para que o Eusébio mantenha uma baixa mortalidade infantil neste ano”.

O prefeito destacou ainda as construções dos postos de saúde do Novo Portugal e Urucunema, que vão ampliar em 100% a cobertura da atenção básica no município. No final, solicitou aos profissionais de saúde que dêem mais atenção aos pacientes, ouvindo e conversando com eles olhando nos olhos. “Pois 90% do tratamento de qualquer paciente pode ser feito através de uma conversa e na atenção a mais que damos para aquela pessoa”, frisou.

Em seguida, o secretário Mário Lúcio fez a apresentação das ações do último quadrimestre de 2014, mas antes foi apresentado um vídeo elaborado pelos técnicos do CAP’s Geral mostrando como aconteceu a emancipação do município. Mário Lúcio citou os números dos atendimentos realizados pelos diversos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura, tais como; o atendimento realizado por profissionais do nível superior, que atingiu 71.283 procedimentos.

Já o atendimento ambulatorial (profissionais de nível médio) alcançou 10.254 procedimentos; o atendimento de Agentes de Endemias, 12.129; atendimento por Educador de Saúde, 2.921; atendimento realizado pelo Servido de Atendimento Domiciliar (SAD), ultrapassou mil procedimentos. Ele citou, ainda, os atendimentos feitos pelos três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) que ultrapassaram 12 mil procedimentos; as visitas domiciliares atingiram 92.333; Coberturas vacinais, ultrapassaram 100% e a Vigilância Sanitária atendeu 907 casos.

Segundo o secretário, o Setor de Transportes realizou 4.801 viagens. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 6.286 procedimentos e a Policlínica 11.783 atendimentos. Ele lembrou que a Policlínica foi construída e é mantida com recursos municipais e conta com 19 especialidades. “As do Estado tem no máximo 12 especialidades e as Policlínicas de municípios do Porte do Eusébio têm, no máximo, sete especialidades”, revelou.

Ele citou também os 3.970 procedimentos realizados pelo Centro de Reabilitação; os mais de 3 mil atendimentos realizados pelos CAPs Geral e CAPs AD e os 23.651 atendimentos feitos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Destacou que Hospital Amadeus Sá realizou 1.329 atendimentos e a Clinica de Diálise 6.487. No total, a Saúde realizou nos meses de Setembro, Outubro Novembro e Dezembro de 2014, 266.676 atendimentos. Já quanto às receitas o secretário citou que elas alcançaram o valor de R$ 19,3 milhões e as despesas chegaram a R$ 16,8 milhões.