Eusébio recebe 415 novas doses da vacina contra Covid-19

terça-feira | 26/01/2021
O Eusébio continuará vacinando os profissionais com atuação na rede de serviços que lidam diariamente com pacientes Covid-19 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, recebeu, nesta terça-feira (26), 415 novas doses de vacinas contra Covid-19, sendo que 240 doses serão destinadas a idosos a partir de 75 anos, e 175 doses para profissionais de saúde. Essa é mais uma etapa da vacinação do grupo prioritário da 1ª fase. As 175 vacinas destinadas aos profissionais de saúde são do laboratório Sinovac e serão aplicadas em 12% do total dos 1.105 trabalhadores em saúde do município. Já as 240 doses para idosos a partir de 75 anos são do laboratório Oxford/AstraZeneca e serão aplicadas em 18% dos 1.284 idosos.

No lote anterior, do dia 19 de janeiro, foram disponibilizadas doses para 34% dos trabalhadores de saúde e para 100% dos idosos em abrigos. Segundo o secretário de Saúde, Josete Malheiros, neste momento, o Eusébio continuará vacinando os profissionais com atuação na rede de serviços que lidam diariamente com pacientes Covid-19, tendo em vista o número elevado de profissionais para as poucas doses de disponíveis da vacina.

Com relação aos Idosos, Malheiros pontua que serão priorizados os idosos acamados, cuja imunização será em domicílio. “Após concluirmos esse público alvo, continuaremos vacinando os outros idosos dentro da faixa etária priorizada nesta etapa, preferencialmente em domicílio”, disse. O secretário destacou, ainda, que de acordo com a liberação de novos lotes da vacina para o Eusébio, serão informados os novos públicos alvos.

Segundo o Governo do Estado, há previsão de chegada já em fevereiro de mais vacinas da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) ao Ceará, ainda sem data e quantidades definidas. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, todas as vacinas que têm chegado ao Eusébio estão sendo destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI). Ele observa que as pessoas já imunizadas deverão receber a segunda dose do mesmo fabricante da primeira aplicação.