Eusébio recebe do Ministério da Saúde certificação da Sala de Aleitamento Materno

quarta-feira | 05/08/2015

O Prefeito Júnior e a diretora do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, Inês Said, receberam, nesta terça-feira (4), do Ministério da Saúde, a certificação da Sala de Apoio à Amamentação do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. No mesmo documento, o Ministério reconhece a Sala como local que promove, protege e apóia o aleitamento materno para a mulher trabalhadora. A certificação foi entregue durante o Seminário Estadual de Aleitamento Materno realizado no Centro de Eventos do Ceará.

O Seminário foi aberto pela primeira dama do Estado, Onélia Leite Santana, destacada como madrinha da Semana do Aleitamento Materno no Estado. Ela destacou a importância de se estimular as mães para o ato do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. “Todas as mães precisam dessa orientação. Por isso peço a cada prefeito, gestor e empresário presente que realizem esse trabalho em seus municípios e em suas empresas, pois amamentar é um ato de amor e salva vidas”, disse Onélia.

Em seguida, falou um dos homenageados do dia, o médico Cícero Cruz Macedo, que realiza no Hospital São Vicente, de Barbalha um trabalho direcionado para o incentivo a amamentação. Segundo ele, que trabalha há mais de 20 anos exclusivamente com essa área, é importante ter o apoio dos gestores para que o trabalho flua e que cada mãe treinada possa se tornar uma multiplicadora na sua comunidade.

O coordenador do UNICEF para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Rui Aguiar, disse que a entidade é rigorosa quanto ao recebimento de doações. “Não recebemos doações de empresas ou órgãos que façam apologia a substituição do leite materno. O aleitamento tem que ser visto como um direito da mãe e da criança. Mas precisamos avançar e elevar a licença maternidade para seis meses em todo o País,” pontuou.

Representando o Ministério da Saúde falou Fernanda Monteiro que destacou que a comenda entregue ao Município de Eusébio também trata-se de um reconhecimento ao incentivo dado pela Prefeitura ao Aleitamento Materno. “As placas que entregamos agora tanto ao Eusébio, como ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, representam o reconhecimento as iniciativas de se criar duas novas salas de aleitamento materno, que com certeza estão prestando grandes serviços às mães e seus bebês”, disse.

Pronunciaram-se, ainda, os secretários Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado) e Henrique Javi (Saúde). O evento teve continuidade com três palestras: Conferência Magna com o tema: “Amamentação e Trabalho, para dar certo, o compromisso é de todos”, ministrada por Fernanda Monteiro, representante do Ministério da Saúde; “Profissional de Saúde e a promoção do aleitamento materno”, com Márcia Machado, Pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a “Importância dos Planos Municipais da Infância para a Promoção do Aleitamento Materno”, apresentado por Tati Andrade, do UNICEF.

O Prefeito Júnior comemorou o reconhecimento do Ministério da Saúde a ação realizada pelo Eusébio de criar a Sala de apoio a Amamentação. Segundo ele, o local já vem dando bons resultados e auxiliando diversas mães com dificuldades de amamentar nos primeiros dias, como também sendo um posto de coleta do leite excedente que servirá para crianças que necessitem.

O prefeito observou que nesta semana vai ser divulgada a Campanha Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, que terá como slogan “Amamentar hoje é pensar no futuro”, cujo objetivo e incentivar todas as mães e futuras mães a amamentarem seus filhos, de forma exclusiva, nos primeiros seis meses de vida, “o que significará mais saúde e desenvolvimento pleno da criança” comentou.