Eusébio recebe troféu Município Cidadão por seu apoio a doação de sangue para o Hemoce

quinta-feira | 25/11/2021
O secretário municipal de saúde, Josete Malheiro, representou o município na solenidade (Fotos: Levy Oliveira/PME)

O Eusébio recebeu, nesta quinta-feira, 25, o Troféu Município Cidadão, em reconhecimento a sua valiosa parceria, que tem possibilitado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) cumprir com sua missão de salvar vidas. O secretário municipal de saúde, Josete Malheiro, representou o município na solenidade. O Eusébio participou do projeto “Hemoce na minha Cidade”, onde equipes do hemocentro fazem a coleta de sangue de voluntários no município. Nessa parceria, o Eusébio ofereceu condições para a realização do serviço, promoveu ações que possibilitaram a doação de sangue, entre elas, campanhas de divulgação para estimular a doação e firmou o compromisso de fazer no mínimo duas coletas no ano na sua cidade. Somente 16 municípios receberam a comenda este ano.

Ao participar do projeto, o Eusébio está sendo reconhecido pelo Hemoce com um selo exclusivo do projeto, que será atualizado anualmente, reafirmando assim o compromisso do município em conscientizar as pessoas sobre o gesto de doar sangue como um hábito saudável, solidário e responsável. Para o Hemoce, o Eusébio se torna exemplo de gestão por promover o bem-estar social, cultural e, sobretudo, humano da sua região.

A diretora do Hemoce, Luciana Carlos, afirmou que sem os doadores o Hemoce não funcionaria. “O Hemoce foi criado para atender 184 municípios e por isso temos essa responsabilidade e capilaridade enorme de poder estar próximo e atender 92% dos hospitais do Estado, que ficam pelo menos 1 hora do hemocentro e isso não foi por acaso. Mas isso tudo não seria possível se não tivéssemos os doadores. Por mais que digamos obrigado a vocês ainda é pouco. Obrigado a cada parceiro que ajuda a disseminar essa ideia. Nenhum paciente no Ceará que precisou de sangue deixou de ser atendido apesar das dificuldades com a pandemia”, disse.

Já o representante da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Alexandre Mont’Alverne. pontuou que o Hemoce no passado tinha dificuldade de entrar em hospitais públicos, “é uma luta antiga, que conheço alguns desses capítulos. O Hemoce vive sempre precisando de campanhas, mas é sempre assim. São muitos passos de história, competência, luta e dedicação só tenho a parabenizar a vocês a família Hemoce”, frisou.

Nágela Lima que é coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, observou que o trabalho do projeto Município Cidadão, que leva o Hemoce aos municípios, já existe há algum tempo e na pandemia, em vez de causar o isolamento ou afastamento, trouxe mais aproximação com os municípios, “no ano passado, de agosto a dezembro, a coleta foi ampliada nos municípios, representando 1/3 do sangue coletado no Estado. Ao chegarmos nos municípios somos bem recebidos através dessa parceria muito forte que tem refletido em mais saúde para os cearenses,” ressaltou.

Após receber o Troféu, o secretário Municipal de Saúde de Eusébio Josete Malheiro fez um agradecimento: “Para nós é um alegria poder participar desse momento e apesar de todas intempéries vividas desde o ano passado, que foi muito difícil, nós ainda conseguimos manter uma agenda solidária com relação doação de sangue. Mas quero fazer um registro muito importante para nós. Temos uma servidora de Eusébio que foi recentemente à Natal fazer a doação de medula óssea. um momento de muita singularidade, a nossa Dodó, que de forma voluntariosa fez sua doação e já retornou, esse é um exemplo marcante. Para nós é um momento muito importante de celebrar a vida e fazer parte dessa historia”, pontuou.

Participaram da mesa solene Participantes da Mesa: Luciana Carlos, diretora do Hemoce; Alexandre Montalverne, representante da Sesa; Denise Bruneta, diretora de Hemoterapia do Hemoce; Márcia Bruno, diretora administrativa financeira do Hemoce; Vânia Barreto, diretora de ensino e pesquisa do Hemoce; Luane Mesquita, diretora de Hematologia do Hemoce.