Eusébio se destaca como pólo da indústria de plásticos no Ceará

terça-feira | 08/09/2015

O município do Eusébio é um dos Pólos da Indústria de Materiais Plásticos do Estado do Ceará, juntamente com Fortaleza e Maracanaú, segundo dados do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação de Petróleo do Estado do Ceará (Sindquimica). Atualmente, são mais de 80 empresas sediadas nos distritos industriais do Jabuti, Autódromo, Centro e em localidades isoladas da cidade.

No Ceará o segmento tem grande potencial de crescimento, já que atualmente, representa apenas 0,9% da produção do setor industrial cearense, ocupando a 15º posição no Brasil. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, o Eusébio tem um pólo do setor plástico de grande importância para o Estado, pois possui melhor posicionamento nos segmentos de embalagens de material plástico e na produção de outros artefatos. Em relação ao mercado de trabalho formal, ele destaca que o setor detém 1,2% dos empregos formais e estabelecimentos. “Em todo o estado são mais de 3 mil empregos gerados apenas em Maracanaú, Fortaleza e Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza”, comenta.

Segundo Eilson, as indústrias localizadas no Eusébio, tem procurado melhorar a qualidade de seus produtos para concorrerem com as gigantes do ramo nacional. Ele destaca a ação das empresas KIBO e Insopro, localizadas no Eusébio, que iniciaram neste ano o processo de obtenção do certificado de qualidade da norma ISO 9001 NBR. “O objetivo é alcançar o reconhecimento quanto à qualidade dos procedimentos e produtos produzidos pelas mesmas”, frisa.

O prefeito Júnior observa que neste mesmo segmento, o Eusébio tem um grande parque de empresas de reciclagem de materiais plásticos, dentre outros, que têm proporcionado diversos empregos para a população. Segundo ele, o foco principal da administração quanto à atração de novas indústrias para a cidade é quanto ao respeito ao meio ambiente. “As empresas estão cientes disso e atuam com o intuito de preservar e não poluir. A Prefeitura mantém o diálogo com os empreendedores e temos nosso órgão a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano bem atuante no trabalho de fiscalização. Contamos também com a colaboração dos empresários do setor”, assevera.