Eusébio será beneficiado com retomada das obras do Anel Viário

quarta-feira | 26/10/2016

O município de Eusébio recebeu, neste mês de outubro, a garantia do Governo do Estado que as obras de duplicação do Anel Viário devem ser retomadas em 2017. A importante via que começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), CE-065 (Maranguape) e BR-020 (Caucaia), indo até Avenida Mister Hull (BR-222), faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. A obra, associada a CE-010, em construção, ligará aquele terminal portuário ao Porto do Mucuripe, via Ponte da Sabiaguaba. O Anel Viário tem uma extensão de 3 km por dentro do município de Eusébio e têm pouco mais de 1 km ainda inconcluso, devido processos de desapropriações pendentes.

A expectativa do Governo do Estado é que o lançamento da licitação, para finalizar os trabalhos, aconteça, ainda, em novembro deste ano. A obra foi paralisada em dezembro de 2015, devido à rescisão de contrato com a empresa construtora. Outro impasse para que os trabalhos não fossem concluídos, foram às questões de desapropriação. A obra de implantação e duplicação do Anel Viário começou em janeiro de 2012, após a assinatura de um convênio entre os Governos Estadual e Federal, em 2011. O Estado, através do Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra, assumiu a execução da obra e os recursos são do DNIT.

Até o momento já foram concluídas as pontes localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, e quatro viadutos. São eles: entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. A pista duplicada é em pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do outro, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos, nova sinalização e faixa de segurança.

De acordo com o Governo do Ceará, está sendo realizado um trabalho em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para finalizar a elaboração do processo de aprovação do anteprojeto e do certame, que deve ser como Regime Diferenciado de Contratação Integrado – RDCI. Esta modalidade permite que a vencedora assuma todas as etapas da obra, do projeto básico à execução.

Para o prefeito Júnior, a obra é de fundamental importância para o Eusébio, pois é através do Anel Viário que são transportadas as mercadorias e os produtos produzidos nos distritos industriais do município, para os mercados consumidores. Destaca ainda que com a conclusão da CE-010 e a construção de um túnel sob a CE-040, o tráfego de veículos desafogará a CE-040 e a Avenida Washington Soares, como também permitirá a ligação do Porto do Mucuripe ao Porto do Pecém. “A partir do próximo ano o Polo Tecnológico de Saúde será uma realidade e diversas indústrias da área de fármacos e tecnologia da saúde virão para o município. Portanto, essas importantes vias serão fundamentais para que a produção seja escoada”, analisa o gestor municipal.