Eusébio tem aumento de 47% nas exportações em 2015

quinta-feira | 24/09/2015

O município de Eusébio ficou em quinto lugar no Top 10 das exportações no Estado do Ceará, no primeiro semestre de 2015. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as empresas do município obtiveram um lucro de R$ 36,3 milhões em produtos comercializados no exterior. Quanto às importações, o município comprou R$ 20,1 milhões, ficando com um saldo positivo na balança comercial de R$ 16,2 milhões. Se comparados esses números com os de 2014, o Eusébio teve um crescimento 47% nas exportações. No ano passado foram exportados R$ 19,1 milhões, contra R$ 41,5 milhões de importações, ficando um saldo negativo de R$ 22,3 milhões. Em primeiro lugar no ranking deste ano aparece Fortaleza (R$ 91 milhões); seguida de Sobral (R$ 79 milhões); Cascavel R$ 75 milhões e Maracanaú (R$ 47 milhões).

Uma das empresas de exportação de comércio com sede no município é a CBA International, que hoje conta com filiais em Manaus, São Paulo e Tocantins. Neste ano, a empresa, em meio a crise econômica, por que passa o País, a teve um aumento nas exportações de impressionantes 425%. Com foco em insumos agropecuários, a empresa cearense viu o valor de seus bens exportados crescer de US$ 172,5 mil para US$ 975,5 mil, e está na 39º posição no ranking das principais empresas exportadoras do Estado.

A CBA International – Comercio Exterior Ltda é uma Sociedade Empresarial Limitada situada em Eusébio, fundada em 19 de julho de 2002. Portanto com 13 anos de mercado. A CBA é considerada hoje uma das maiores no ramo do Comércio Atacadista de Mercadorias em Geral, com predominância de insumos agropecuários, sendo esta sua principal atividade econômica. A empresa também atua em relações exteriores, comissaria de despachos, atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica e holdings de instituições não-financeiras.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, no Eusébio existem outras empresas do mesmo porte da CBA International, o que demonstra a diversificação da economia eusebiense. “Temos um comércio forte, com diversas outras empresas de exportação. Queremos, enquanto secretário de Desenvolvimento Econômico, incentivar nossas empresas a atuarem no comércio exterior, levando nossos produtos e o ‘know how’, conquistado ao longo dos anos para fora”, asseverou.

O prefeito Júnior destaca ser salutar, para a cidade, a existência de diversos ramos econômicos em seu parque industrial e comercial. Segundo ele, isso reflete a confiança que hoje o Eusébio tem, junto à classe empresarial. “Isso representa mais renda, mais emprego e mais desenvolvimento para todos. Hoje o Eusébio está mudando também uma tendência que perdurou por anos a fio, que era o eusebiense de deslocar para fazer suas compras em Fortaleza. Agora o caminho está sendo invertido. Com nosso comércio forte, estamos sendo agora pólo de atração para outras cidades,” observou.