Eusébio tem crescimento nas exportações com a chegada de novas industrias

segunda-feira | 16/01/2017

O município de Eusébio ficou em 6º lugar no ranking de exportações no Estado, segundo o Balanço das Exportações Cearenses publicada pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), em 2015, com US$ 66.445.317,00 em vendas e 15.928.023 kg de produtos. Um crescimento de 287% com relação ao ano anterior, quando o município exportou US$ 19.070.016,00. A chegada de mais indústrias exportadoras, de grande porte, contribuiu para esse crescimento acentuado no comércio exterior.

Os principais produtos exportados pelo Eusébio são: alimentícios, produtos farmacológicos, peças e máquinas, medidores de energia, produtos de TI, biotecnologia, produtos agrícolas, flores, produtos artesanais (redes), entre outros. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Eilson Gurgel, a diversificação da economia do Eusébio, nos últimos anos, têm contribuído para esse rápido crescimento econômico. O Eusébio, segundo ele, tem se destacado também como porta de entrada para o Litoral Leste do Estado e para estados nordestinos, e por isso a previsão da chegada de mais indústrias exportadoras na cidade nos próximos anos, devido sua posição estratégica.

O prefeito Acilon Gonçalves (PEN) observa que o município vai continuar com o processo de desenvolvimento contínuo, mas de forma responsável, para que a cidade possa crescer de forma sustentável, onde os maiores beneficiados sejam seus moradores. Ele observa que, o plano diretor da cidade delimita bem os espaços que podem ser ocupados pelos polos de desenvolvimento, sendo a mais recente a áreas que margeia o anel viário. Cita ainda, a criação da Área Especial de Desenvolvimento Econômico Comercial e de Serviços (AECS), criada nas margens da nova CE-010, que ligará o município aos portos do Mucuripe e do Pecém, ampliando, ainda mais, os atrativos para novas indústrias.