Eusébio tem programação cultural gratuita a partir desta sexta-feira

sexta-feira | 26/02/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta sexta-feira, 26, o Caldeirão das Artes, na Praça do Autódromo. A programação da Secult prevê para o sábado, 27, o ensaio da Paixão de Cristo, na cidade cenográfica Eusebelém, a partir das 14 horas. Já às 19 horas, acontecerá a Feira Cultural no bairro Santo Antônio, que terá também uma edição do Cine Clube Zé Ferreira. Todas as atividades são gratuitas.

A Feira Cultural do Santo Antônio terá como atrações a banda Os Karas Forrozeiros e o Grupo de Dança Alpha. Evento é voltado principalmente ao publico adolescente e adulto, e possui diversas apresentações culturais, envolvendo dança, teatro e apresentações musicais, paralelo à vendas de comidas típicas e artesanatos produzidos no próprio município, através dos membros da AARTE e Assossiarte. Crianças também aproveitam a feira cultural com exibição de um filme que começa às 18h e brincando em camas elásticas e uma piscina de bolinhas gratuitas. O encerramento do evento se dá com apresentação de uma banda

O Cine Clube Zé Ferreira acontecerá no sábado, no …. O Cine Club percorre o ano todo o município de Eusébio, passando por cada bairro. Filmes apresentados são de classificação livre voltado principalmente ao público infantil que é acompanhado pelos pais, e durante todo o filme há distribuição de pipoca, feita na hora. O cine club possui uma media de 90 pessoas por evento, em alguns bairros ultrapassando essa quantidade.

Já o Caldeirão das Artes, que acontecerá no Autódromo, às 18 horas, terá como atrações o espetáculo de dança com o grupo AUTRO'Dance, canto com Cássia Alves e o Bate Papo Cultural com o Humorista Manguaça. O evento quer unificar apresentações artísticas propagando os artistas da cidade dentro de várias áreas. Essa nova ação da Secult-Eusébio irá sempre contar com algumas pequenas sessões de filmes, espetáculos de teatro, apresentações musicais, um bate papo cultural interativo e muitos personagens infantis durante o evento, para nossas crianças.

A Secult está realizando a cada sábado os ensaios para a Paixão de Cristo de Eusébio 2016. Mais que uma apresentação de teatro, o evento é uma realização social de fundamental importância para a cidade de Eusébio. Com direção do vereador Tarcísio da Cultura, o evento está em cartaz há 19 anos, buscando uma reflexão sobre a vida de Jesus Cristo.

Desde 2011, quando na sua 14ª edição, a encenação foi realizada pela primeira vez na Eusebelém, cidade cenográfica com 7 cenários fixos (Palácio de Pilatos, Sinagoga, Santa Ceia, Sepulcro, Casa de Caifás, Casa de Maria, Palácio de Herodes) e a grande arena onde são reproduzidos o mercado, o açoite e cenas de transição.

Segundo o prefeito Júnior, a atividade integra o calendário municipal da cidade sendo o maior evento cultural produzido no ano e movimentando um público médio de 14 mil pessoas nos 2 dias de encenação, aquecendo o comércio local e elevando o nome de Eusébio ao cenário estadual como referência teatral.

“Em sua 19º edição já contamos com mais de 350 atores, entre 4 meses a 72 anos, todos unidos por um único objetivo, falar do amor de Deus. Nesse nosso novo espetáculo contaremos com uma estrutura ainda melhor pensada para os espectadores. Contaremos com uma ampla qualidade de filmagem para reprodução ao vivo em 4 telões de LED, uma infraestrutura melhor preparada para acomodar os visitantes e cenas elaboradas para emocionar a todos”, observa o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu.