Governador Camilo Santana e o prefeito Júnior visitam canteiro de obras da Fiocruz

sexta-feira | 02/01/2015

Na última terça-feira (30), o então governador Cid Gomes, o prefeito de Eusébio, Júnior, e o novo governador do Ceará, Camilo Santana, visitaram o canteiro de obras da Fiocruz, no Polo Tecnológico de Saúde do Ceará, que fica no bairro Precabura. A visita foi acompanhada também pelo presidente nacional da Fiocruz, Paulo Gadelha, pelo ex-secretário executivo de Saúde do Estado, Acilon Gonçalves e pelos secretários estaduais, Carlile Lavor (Saúde) e Alexandre Lacerda (Casa Civil).

O projeto foi apresentado aos visitantes em uma sala na administração da obra. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha apresentou a maquete eletrônica e destacou o desenvolvimento da obra. “Além do cuidado que estamos tendo com o meio ambiente estamos realizando um trabalho de interação com a comunidade do entorno”, frisou.

Segundo ele, outro empreendimento âncora do Pólo, a Fábrica de Vacinas da Biomanguinhos, com data de inauguração prevista para 2018 deverá ter essa data antecipada.

O então governador Cid Gomes destacou o processo de escolha do terreno e como o projeto foi atraído para o Ceará, que no futuro, segundo ele, poderá ocasionar uma economia de R$ 190 bilhões aos cofres do país, na importação de insumos para a área de saúde. A Farmanguinhos deverá produzir através de plataformas vegetais vacinas contra febre amarela, malária e gripe.

Em seguida os visitantes se deslocaram até as proximidades da obra, onde a Banda Municipal de Eusébio recepcionou a todos. Presentes ainda os alunos do Curso de Biotecnologia da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, que futuramente deverão trabalhar no local, vereadores de Eusébio, secretários municipais, técnicos e assessores municipais e estaduais.

O prefeito Júnior destacou ser uma honra para o Eusébio receber um empreendimento do porte do Pólo Tecnológico de Saúde. “Nada melhor para um município como o Eusébio, que já tem entre suas prioridades a Saúde, receber uma obra de tamanha envergadura. Neste ano, estamos terminando com quase 23,7% do nosso orçamento aplicado para a Saúde de nossa população. Temos 100% de cobertura na saúde primária e isso tem dado resultados. O Eusébio, pelo segundo ano consecutivo, teve a menor mortalidade infantil do Brasil, que está abaixo de 10 óbitos por mil nascidos vivos”, afirmou.

O governador Camilo Santana, por sua vez, destacou a parceria com a prefeitura de Eusébio. “O Eusébio hoje é um município referência no Ceará, no Nordeste e também no Brasil. A partir de janeiro vamos dar continuidade a esse projeto, por ser uma grande importância para o Estado e para o País”.

Fechando os pronunciamentos, o Cid Gomes parabenizou o prefeito Júnior pelo desempenho administrativo. “O Eusébio de fato é uma cidade que só dá orgulho ao Estado do Ceará. E isso nós devemos ao pioneirismo do Acilon Gonçalves, que foi um revolucionário nesse município. E agora ao prefeito Júnior que vem dando segmento a esse projeto”, observou. “Estou aproveitando esses últimos dias para entregar algumas obras e para visitar as que estão em andamento, como esta aqui. O Polo Tecnológico de Saúde vai inserir o Ceará no mercado de produção de medicamentos sofisticados, Vai colocar o Ceará e o Eusébio, entre os produtores mundiais de medicamentos e vacinas e também de cérebros, pois aqui teremos a Fiocruz que vai formar profissionais na área de Saúde”, afirmou.