Guarda Municipal de Eusébio participa de curso de sobrevivência na Caatinga

quinta-feira | 11/02/2016

A Guarda Municipal de Eusébio esteve representada no II Curso de Estágio de Sobrevivência e Adaptação na Caatinga (ESAC), realizado nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no município de Caucaia. O guarda municipal Marcos André Campos de Sousa, representou o município na capacitação, concluído a mesma com 100% de aproveitamento. O secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, Lauro Leite, destaca que o GM Campos foi destaque no curso sendo premiado com o Troféu Sertão Caatinga.

Dos 20 inscritos e 16 concluíram o curso. No treinamento foram ministradas aulas sobre o bioma Caatinga, obtenção de água, obtenção de fogo, obtenção de abrigo, costumes e técnicas; materiais de caça da região; orientação sem instrumentos (GPS); obtenção de alimentos vegetal e animal e vivência prática (individual) de 45 horas de adaptação em ambiente rústico de caatinga. O curso foi realizado na Base de Instruções Carcará, em Caucaia, a 38 km de Fortaleza.

Segundo o GM Campos, o curso foi muito proveitoso, pois os participantes tiveram que realmente buscar se adaptar ao ambiente para sobreviver. ”Para fazer fogo, usamos algumas técnicas com facão e pedra. A orientação era pelas estrelas à noite e pelo sol durante o dia, pois não podíamos usar nem bússola, GPS ou relógio. Não tínhamos água para beber, e nos hidratávamos com mandacaru. Para nos alimentar caçávamos cobra e capote”, relatou.

O instrutor foi o ex-sargento do Exército Brasileiro, Santana, que trabalha atualmente na área de segurança privada. Ele é instrutor de técnicas especiais de sobrevivência e ministra treinamentos e cursos para instituições militares, empresas de segurança e para o publico civil. Além disso, é professor da cadeira de sobrevivência do Curso de Ações Táticas (CAT), ministrado para os membros do Grupo de Ações Táticas do Estado (GATE).

Além do representante de Eusébio estavam presentes policiais militares dos estados do Pará, Pernambuco (Recife), Ceará e representantes da Guarda Municipal de Mossoró (RN).

O prefeito Júnior destaca que a participação de membros da Guarda Municipal de Eusébio, em cursos desse nível, melhora o desempenho dos destes nas ações desenvolvidas pelo órgão municipal. Ele observa que a Guarda Municipal de Eusébio conta com um efetivo de 179 integrantes, 11 motos, 08 viaturas, 03 viaturas descaracterizadas – usadas no reservado e 01 van com capacidade para 15 pessoas, utilizada para ações conjuntas com as forças policiais no Município. “Hoje a GME atua patrulhando ostensivamente as ruas e protegendo o patrimônio do Município, alem de auxiliar os demais órgãos que atuam na área de segurança em nossa cidade”, revelou.