Inauguração do Centro Pasteur-Fiocruz considerado um novo marco para o desenvolvimento do Eusébio e do Ceará

sexta-feira | 17/05/2024

Um novo marco para o desenvolvimento do Eusébio e do Ceará foi lançado nesta sexta-feira, 17 de maio, com a inauguração do Centro Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia. O equipamento reúne cientistas do Instituto Pasteur e da Fiocruz, com a missão de acelerar a pesquisa em imunologia e imunoterapia em nível municipal, estadual, regional, nacional e internacional, com foco tanto em doenças infecciosas quanto as doenças não transmissíveis, como câncer, doenças autoimunes, degenerativas e negligenciadas.

A inauguração contou com a presença de representantes da Prefeitura de Eusébio, do governador Elmano Freitas, do presidente da Fiocruz, Mário Moreira, do vice-presidente executivo sênior de Assuntos Científicos do Instituto Pasteur, Christophe d’Enfert, entre outras autoridades. O Centro está instalado em um prédio com 2.350 m², que antes era ocupado pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid -19, responsável por mais de 1,5 milhão de testes da Covid, e que auxiliou o Eusébio a ser um dos municípios mais efetivos no combate à doença.

O Centro, segundo o presidente da Fiocruz, Máriio Moreira, tem foco na inovação, e permitirá acelerar a pesquisa avançada em imunologia e imunoterapia, com impacto direto e positivo no SUS, ampliando o acesso a tratamentos avançados de saúde. Os novos tratamentos a serem pesquisados pelo Centro serão baseados na modulação do sistema imunológico e pode atingir diretamente um agente infeccioso, células e tecidos danificados ou regular o microambiente imunológico promovendo uma resposta imune adequada para combater uma determinada doença.

O novo equipamento conta com três áreas científicas prioritárias: câncer; doenças infecciosas e negligenciadas; e doenças autoimunes, neurodegenerativas e inflamatórias. Nele serão desenvolvidos inibidores para tratamento de doenças neurodegenerativas; de conjugados anticorpo fármacos; de fragmentos de nanocorpos/anticorpos para doenças tropicais negligenciadas; células CAR-T; e imunoterapias para melhorar as funções das células T para combater doenças infecciosas.

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira anunciou que o novo Centro Fiocruz-Pasteur vai colaborar com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que deverá ter suas obras iniciadas até o final deste ano. O Centro também vai trabalhar em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas públicas ou privadas. Outro anúncio de Mário Moreira foi o início a construção de uma planta para o projeto Wolbachia, para o controle do vetor Aedes Aegypti. O método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, contribuindo para a redução da transmissão de arboviroses.

Distrito

O governador Elmano Freitas disse que o evento muda a história do povo cearense. “O cearense é desbravador e quer dominar o mundo, pois onde você anda tem cearense. Mas queremos exportar é tecnologia, é a pesquisa que será produzida aqui. A ciência é o caminho para o desenvolvimento do Estado. Quero saudar a parceria da Fiocruz e da Pasteur, pois vai concretizar esse sonho. Estamos trazendo outro grande empreendimento na área de engenharia que é o ITA e agora o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia. Por isso, vamos assinar o Decreto que institui o Distrito de Inovação da Saúde do Ceará aqui no Eusébio para atrair empresas de pesquisas que terá um tratamento diferenciado nos tributos”, frisou.

Elmano também anunciou o investimento de R$ 3,5 milhões para a criação de um parque de energia solar para abastecer o Distrito de Inovação de Saúde. “Fizemos todas as sondagens necessárias, mas posso dizer a vocês que está absolutamente garantido o recurso para que aqui se produza energia renovável para abastecer esse distrito. O dia de hoje é de muita alegria e honra para nós que somos cearenses, um povo sofrido, batalhador e que nunca desiste, finalizou”.

(Com Fiocruz)