Mais de 700 eusebienses participam da primeira Via de Lazer

segunda-feira | 26/10/2015

O Eusébio viveu uma manhã de domingo diferente, quando mais de 700 eusebienses ‘ganharam a rua’, literalmente, para a prática de esportes na primeira edição do ‘Via de Lazer’. O projeto, criado pela Prefeitura de Eusébio, com o objetivo de criar um espaço para a integração, lazer, prática de esportes e de atividades saudáveis, caiu no gosto popular logo no primeiro dia. Cedo da manhã, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) fechou uma das faixas da Avenida Eusébio de Queiroz a partir do Posto Lua até a altura da APAE, num percurso de 7 km, onde os cidadãos tiveram espaço seguro para suas atividades durante quatro horas ininterruptas. A segurança foi garantida pela Guarda Municipal.

O próprio Prefeito Júnior chegou cedo à avenida, ao lado do ex-prefeito Acilon Gonçalves, praticou corrida e percorreu todo o percurso da Eusébio de Queiroz de bike. Participaram também alguns secretários, como: Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social), Goretti Martins (Esporte). Léo Abreu (Cultura e Turismo) e Ivonilde Santos (Educação).

No início da manhã, os presentes participaram de uma prática de alongamento e exercícios aeróbicos em frente o NAEC. Logo depois mais de 50 mulheres participaram da caminhada contra o Câncer de Mama, dentro da programação do Outubro Rosa. Já membros do projeto “Karatê para Todos”, da prefeitura, após uma corrida, apresentaram práticas de luta em plena avenida.

O mais marcante da manhã esportiva foi à diversidade de público e a presença de famílias inteiras nas atividades, também de adultos, crianças jovens, e idosos, mostrando vitalidade durante todo o percurso. Além das tradicionais caminhadas e corridas, os presentes utilizaram skate, patins, patinete, bikes e muitos levaram bebês em carrinhos para tomar um banho de sol.

O casal Marcelo Leite e Vanessa Lima, moradores do Tamatanduba, levaram a filha para andar de bike na avenida e elogiaram a iniciativa, “precisávamos de espaço ao ar livre para as práticas esportivas e essa ideia veio a calhar. Nós vamos sempre ao Parque do Cocó, mas se essa atividade acontecer sempre, nós preferimos participar aqui que é mais próximo de casa”, disse Vanessa.

Já Cláudio de Sousa, também morador da Tamatanduba, gostou da atividade e destacou a presença maciça dos idosos. “É a primeira vez que participo desse tipo de evento e quero voltar mais vezes”, afirmou. O casal Andrea e Alaim Assis, que residem no Urucunema, afirmaram que o ‘Via de Lazer’ é uma idéia maravilhosa, “pois o Eusébio estava precisando de um espaço como esse para que a população pudesse se exercitar com segurança. Trouxe até o meu filho Miguel, de cinco anos, que está aprendendo a andar de bicicleta. Com esse espaço, com certeza, ele vai aprender mais rápido”, asseverou.

Outra que só teve elogios para a atividade foi Luana Rebelo, que mora no Centro. Ela disse que estava preparada para participar da caminhada do Outubro Rosa, mas como chegou atrasada fez a prática sozinha mesmo, percorrendo boa parte da Eusébio de Queiroz. O empresário José Júnior Ramalho disse que viu o anuncio da programação pelas redes sociais e decidiu sair de sua residência no Timbú para participar das atividades. “Uma boa iniciativa que deve se estender por todo o município”,sugeriu.

Segundo o Prefeito Júnior, a próxima Via de Lazer acontecerá no dia 29 de novembro, onde ele espera que mais eusebienses possam participar das atividades. Na sua visão, o evento cria um espaço amplo, não só para a prática de atividades físicas, mas para a socialização e integração da comunidade com os espaços públicos. “Nosso desejo é que essa atividade possa ocorrer com mais freqüência, mas vamos aguardar a demanda da população. Vejo que essa primeira edição foi um sucesso”, concluiu.