Mesmo com baixo índice de infestação, o Eusébio amplia ações contra o mosquito Aedes Aegypti

sexta-feira | 13/05/2016

Com índice de infestação predial de 0,69%, abaixo do considerado satisfatório pela Secretaria de Saúde do Estado, o Eusébio é um dos municípios com menos casos de dengue no Estado – dez, até o dia 6 de maio passado, segundo Boletim Semanal da Sesa. Já foram realizados neste ano três LIRAs (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) no município e quatro visitas previstas no Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia (PNEM), que monitora criadouros do mosquito e dissemina informações sobre o combate e prevenção contra o mosquito. O município teve confirmado, neste ano, apenas um caso de microcefalia.

Mesmo com os baixos índices de infestação e o controle da situação, a Prefeitura Municipal de Eusébio não está baixando a guarda com relação a guerra contra o Aedes Aegypti. Segundo o secretário de Saúde do município, Mário Lúcio, o Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue em Condomínios Urbanísticos no Município de Eusébio está em pleno andamento. Já foram treinados, por técnicos da SMS, funcionários do Alphaville Eusébio, Alphaville Fortaleza, Fábrica 3 Corações, Clube do Vaqueiro, Quinta dos Lagos, Gráfica Cearense, entre outros.

A Campanha “Todos contra a Dengue” recebeu o apoio de pastores evangélicos e todas as escolas da rede pública de ensino estão engajadas no combate ao vetor causador da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação envolve palestras, caminhadas e limpeza nas comunidades, além de distribuição de material de orientação sobre os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação da larva do mosquito na cidade.

O prefeito Júnior, que tem participado intensamente da Campanha, destaca que com as chuvas esparsas, que tem caído no município, a campanha tende a ser ampliada para evitar a formação de criadouros do mosquito. Ele observa que caso a pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti e que apresente febre, usualmente entre 2 e 7 dias, náuseas, vômitos, e dores no corpo, deve procurar os postos de saúde mais próximo de sua residência para realizar o tratamento e receber orientações. “É bom ter sempre em mente esse alerta de que a dengue mata e por isso devemos trabalhar todos juntos para que o mosquito não faça morada em nossas casas”, frisou o gestor municipal.