NASF Lagoinha realiza projeto ‘Cuidar de quem Cuida’

terça-feira | 28/07/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através doNúcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Lagoinha, realizou nesta terça-feira (28) o projeto “Cuidar de quem Cuida!”, que tem como objetivo atender os profissionais de saúde que se dedicam a atender a população. O encontro aconteceu no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá e teve como público alvo os Agentes Comunitários de Saúde.

Segundo a psicóloga Marília Façanha, uma das missões do NASF é prestar apoio as equipes que integram as equipes do Programa de Saúde da Família. “Já realizamos esse trabalho com os Agentes de Endemias e posteriormente vamos atender os médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais que atuam no programa”, pontuou.

Ela afirma que o trabalho desta terça-feira atendeu os agentes comunitários de todo o município e teve como objetivo trabalhar de forma preventiva estratégias que evitem o adoecimento do profissional. “Falamos sobre os principais agravos que esses profissionais estão sujeitos a desenvolver, como problemas na coluna, estresse, problemas de pele, entre outros. Também indicamos formas de prevenção, como a prática de bons hábitos de alimentação, exercícios de alongamento e utilização de produtos e equipamentos para evitar a exposição ao sol, pequenos atos que podem minimizar os problemas ”, destacou.

Outro objetivo, segundo ela, é que os profissionais possam atuar com mais satisfação no seu dia a dia. Marília observa que o projeto foi criado pela equipe do NASF da Lagoinha, mas deverá ser expandido para todo o município. “Após essa fase com os agentes de endemias e agentes de saúde, a idéia é realizar encontros nas Unidades de Saúde, com os profissionais que atuam nos mesmos, em um espaço de três em três meses. Mais na frente, a idéia é atendermos profissionais de outras áreas da Prefeitura”, comenta.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, destaca que a iniciativa da equipe do NASF faz parte das ações mobilizadoras realizadas pela Secretaria de Saúde, no intuito de dar suporte necessário às equipes do PSF. “A ação visa o fortalecimento da saúde do profissional que no dia a dia está no campo, sendo este a porta de entrada da população ao sistema de saúde do município,” asseverou.

O prefeito Júnior, por sua vez, observa que os Núcleos de Apoio à Saúde da Família têm como responsabilidade central; atuar e reforçar as diretrizes na atenção à saúde. “Nesse trabalho, a equipe do NASF Lagoinha vem realizando a gestão do cuidado, atuando de forma preventiva junto ao profissional que atua na ponta do sistema. Essa preocupação é de todos nós que fazemos a administração; zelarmos por quem zela pela saúde dos cidadãos. É um processo constante de aprendizado coletivo, onde o profissional e a população são os maiores beneficiados”, argumentou.