NASF Timbú trabalha com a prevenção de agravos à saúde na grande Mangabeira

quarta-feira | 29/07/2015

A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) do Timbú, realizou ao longo do mês de Julho diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde daquele território, como palestras, reuniões e orientações sobre temas presentes no dia-a-dia da população. Os encontros, planejados pela Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde, visam a prevenção de agravos à saúde principalmente os advindos de acidentes de trabalho e domésticos.

Segundo Adriana Leão Arrais,coordenadora do NASF-Timbu, o trabalho foi direcionado para as principais demandas de cada localidade, alertando a população sobre a atenção à saúde e a qualidade de vida. “Trabalhamos temas como: hepatites virais; prevenção de acidentes domésticos; envelhecimento saudável e prevenção de acidentes de trabalho, com uma boa participação das comunidades.”

“No caso do tema envelhecimento saudável realizamos uma atividade muito proveitosa no CRAS da Mangabeira com os idosos da região, onde tratamos das práticas de vida saudável, atualização das vacinas e prevenção contra acidentes domésticos. Contamos, ainda, com a participação de nossa nutricionista Luana Braga e com o educador físico Diego Caminha”, destaca Adriana.

As atividades foram trabalhadas nas unidades de saúde da Mangabeira, Cararu, Cauaçu, Timbú e Olho D’água e atingiu também donas de casa, trabalhadores e gestantes. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, a cada mês são discutidos temas que integram o trabalho de prevenção e de cuidado com a saúde dos usuários, o que tem reduzido o adoecimento de muitos cidadãos e reduzido a carga de atendimento nos postos de saúde.

O prefeito Júnior destaca que a ação preventiva na atenção básica tem sido uma ferramenta importante para a garantia de uma qualidade de vida melhor para os cidadãos. “Além do trabalho realizado pelas agentes de saúde, as Unidades Básicas e os NASFs têm tido um papel fundamental nesse processo de garantia da saúde plena dos cidadãos, que é nossa meta primordial enquanto gestores públicos,” pontuou.